Notícias
Sistema de Melhoria da Gestão migra para autenticador unificado do governo Federal: gov.br
O Sistema de Melhoria da Gestão (SMEG 2.0) dá mais um passo em direção à transformação digital, é que, a partir de agora, o acesso se dará pelo autenticador unificado do governo federal: o gov.br.
O SMEG é a ferramenta digital que possibilita a implementação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr). O MEG-Tr está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019.
O objetivo é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União na Plataforma +Brasil e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira, por meio da aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União – IMG-Tr 100 PONTOS.
Com a migração, o acesso ao sistema será exclusivamente via gov.br, e, assim, o pré-cadastro não será mais feito pelo Google Forms.
De forma prática, ao tentar acessar o sistema, todos os usuários terão apenas a opção por meio do gov.br. Os usuários que já estavam cadastrados no SMEG não acessarão mais pelo usuário e senha disponibilizados pelo Departamento de Transferências da União, uma vez que o acesso será unificado no autenticador do governo federal: o gov.br.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no gov.br, deverá fazê-lo em seu primeiro acesso.
O gov.br busca impulsionar a transformação digital no Estado brasileiro com integração, coordenação e monitoramento de iniciativas para um governo 100% digital.
Como acessar o Sistema?
O acesso ao Sistema (ambiente de produção) será realizado através do endereço do Ambiente de produção SMEG.
O que é necessário para acessar o sistema?
Para acessar o sistema, é necessário ser cadastrado no gov.br. O cadastro pode ser realizado dentro do próprio SMEG.
Quem deverá aplicar o MEG-Tr?
Órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e Municípios.
Para aplicação, a organização deverá aderir ao MEG-Tr, mediante ciência aos compromissos a serem assumidos pela organização para implementação do Modelo. O Termo de Adesão está disponível para a organização no perfil “Presidente do Comitê de Aplicação” do SMEG.
Quem é quem no SMEG?
-
Coordenadores da Rede +Brasil: responsáveis pela homologação dos cadastros no perfil “Presidente do Comitê de Aplicação”. Deverão se cadastrar no SMEG, em um dos perfis abaixo relacionados:
-
Coordenador da Rede +Brasil Federal;
-
Coordenador da Rede +Brasil Estadual; ou
-
Coordenador da Rede +Brasil Municipal.
Importante: sem o cadastro dos Coordenadores da Rede +Brasil, não será possível o acesso ao SMEG pelos demais perfis e, consequentemente, a aplicação do IMG-TR pelas organizações.
-
Presidente do Comitê de Aplicação: servidor designado para coordenar o Comitê de Aplicação para aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão das Transferências da União – IMG-Tr 100 PONTOS.
-
Membros do Comitê de Aplicação: servidores designados pela instituição para constituir o “Comitê de Aplicação” responsável pela aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão.
-
Validadores Externos: são indicados pela respectiva Secretaria-Executiva da Rede +Brasil, o Departamento de Transferências da União, para atuar nos processos de validação externa das aplicações do IMG-Tr 100 pontos.
O que as organizações deverão fazer para aplicar o IMG-Tr 100 pontos?
-
Os órgãos e entidades deverão:
-
Constituir Comitê de Aplicação; e
-
Designar servidor para atuar com o perfil de Presidente do Comitê, que terá as seguintes atribuições:
-
Realizar a adesão do órgão/entidade ao MEG-Tr SMEG;
-
Selecionar o Instrumento de Melhoria da Gestão;
-
Definir o Ciclo de Aplicação; e
-
Submeter a aplicação do IMG para validação externa.
O que mais devo saber para implementar o MEG-TR?
O Modelo e o Guia para Melhoria da Gestão das Transferências da União estão disponíveis no Portal da Plataforma Mais Brasil no endereço Sobre o MEG-Tr
Como fazer para ser capacitado no Modelo de Excelência em Gestão e na ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Economia?
Estão disponíveis cursos a distância no site da Escola Virtual de Governo. Além disso, estão ocorrendo turmas telepresenciais periodicamente.
O Sistema de Melhoria da Gestão possui um ambiente de treinamento para realização de capacitações, que simula exatamente o que ocorre no sistema que está em produção. O acesso ao ambiente de treinamento, pode ser realizado através do endereço do Ambiente de Treinamento SMEG.
Quais os benefícios em implementar o MEG-Tr?
-
Fortalecimento da governança;
-
Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento;
-
Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações;
-
Promoção da cooperação interna;
-
Compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos;
-
Sinergia na comunicação entre os parceiros;
-
Melhoria de processos;
-
Construção colaborativa de soluções e melhorias;
-
Gestão pública +ÍNTEGRA, +INTEGRADA, +INOVADORA, +TRANSPARENTE, +SIMPLES e +EFETIVA.
Para mais informações acesse o endereço do Modelo de Excelência em Gestão - MEG-Tr.