Notícias
IV FÓRUM NACIONAL DAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO
Inovação e transparência são foco do IV Fórum Nacional das Transferências da União
Foto: DETRU/SEGES/ME
O IV Fórum Nacional das Transferências da União , realizado pelo Ministério da Economia, comprovou ser uma realidade de sucesso em sua quarta edição, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro deste ano, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. O evento foi aberto pela mesa de autoridades da Presidência da República, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas da União, Serpro, CAIXA, Banco do Brasil, Escola Nacional de Administração Pública, Confederação Nacional de Municípios e deste Ministério.
Foto: DETRU/SEGES/ME
O evento contou com cerca de 1000 participantes de órgãos e entidades, públicos e privados, dos 3 Poderes e Entes da União, Estados e Municípios; Estado e sociedade juntos compartilhando informações e conhecimentos sobre os mais variados temas voltados para a melhoria da gestão, aplicação, controle e transparência dos recursos públicos transferidos pela União para a implementação de políticas públicas para o cidadão, o verdadeiro beneficiário dos resultados.
Foto: DETRU/SEGES/ME
Além da Palestra Magna, proferida pelo Secretário de Gestão, Cristiano R Heckert, também foi ministrado o painel Importância da Plataforma +Brasil para o Pacto Federativo , apresentado pela Secretária Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Deborah Aroxa, e pelo Secretário de Gestão Adjunto Renato Fenili. 31 palestrantes contribuíram para o sucesso do evento nas 82 palestras realizadas.
Foto: DETRU/SEGES/ME
Temas como Painel Transferências Abertas e Aplicativos +Brasil; Plataforma +BRASIL para Municípios - Tecnologia/Normativos/Processo/Boas Práticas; Integridade como alicerce para sustentabilidade da Nação; Projeto Básico - Acompanhamento de Obras - como alimentar o sistema; Análise de Políticas Públicas: ex-ante e ex-post; Auditoria e Controles Internos em Convênios; Elaboração de Projeto de Engenharia; Sistema de Avaliação Institucional nas Transferências da União por meio de Indicadores de Desempenho; Riscos - Malha fina de Convênios; Sistema de Avaliação Institucional nas Transferências da União por meio de Indicadores de Desempenho; Gestão de Riscos nas Transferências; Estratégia e indicadores de gestão como instrumentos de direcionamento e transparência para administração pública , foram parte de todo o conhecimento compartilhado e discutido.
Foto: DETRU/SEGES/ME
Ainda, merece destaque a palestra Prestação de Contas Informatizada, mais uma das funcionalidades disponíveis na Plataforma +Brasil , que permite, dentre outros, reduzir o esforço operacional dos atores envolvidos, redirecionar a força de trabalho alocada na análise de prestações de contas para outras ações, racionalizar e agilizar o processo de análise de todos os órgãos que transferem recursos com instrumentos na citada Plataforma.
Foto: DETRU/SEGES/ME
Importante destacar a relevância dos avanços alcançados, capitaneados pelo Ministério da Economia, com o apoio da Rede +Brasil, atualmente constituída por 148 parceiros federais, estaduais e municipais, públicos e privados, para a concretude da Plataforma +Brasil . Por meio desta Plataforma será possível dar mais rastreabilidade, efetividade e transparência nos recursos públicos da União.
Foto: DETRU/SEGES/ME
Nesse sentido, o Ministério da Economia, por meio do Departamento de Transferências da União , vem trabalhando arduamente para trazer outras modalidades de transferências de recursos, como fundo a fundo, para a Plataforma +Brasil.
Que venha o V FNTU 2020 para juntos continuarmos implementando novas melhorias para transformar a realidade das transferências de recursos da União, resgatando a confiança do cidadão no Estado brasileiro!
Clique aqui para acessar as apresentações realizadas no IV FNTU 2019.