Notícias
Treinamento forma multiplicadores do Sistema de Convênios do Governo Federal em Rondônia
Iniciou nesta segunda-feira (11), o I módulo do treinamento que formará servidores estaduais em multiplicadores do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) em Rondônia. O curso de formação, que prossegue até esta quinta-feira (14), está sendo coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e realizado no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
Ministrada pelo técnico do Ministério do Planejamento, Edercio Bento, a formação faz parte do Programa Rede Siconv que vem sendo desenvolvido em todo o Brasil com o objetivo de estabelecer uma rede nacional de atuação voltada ao tratamento dos diversos aspectos relacionados às transferências voluntárias da união operacionalizadas no sistema. Com a adesão, Rondônia passa a ser o 16º estado a fazer parte da Rede.
O secretário da Sepog, George Braga, ressaltou a importância dos técnicos estaduais dominarem o conhecimento sobre como funciona o Sistema para que o Estado continue tendo acesso aos recursos federais. Ele também apontou alguns desafios existentes no contexto de convênios que podem ser superados com base nas informações adquiridas no treinamento.
Ao citar os processos pelos quais passam a realização de um convênio, ele alertou sobre a dificuldade identificada nos órgãos estaduais na fase de prestação de contas e reforçou aos participantes a necessidade de uma atenção maior no debate sobre o tema. “Em um cenário de crise nacional, não podemos deixar de executar um projeto ou devolver recursos. Além de sofrermos penalidades previstas, o Estado também perde no desenvolvimento”, orientou.
Para o instrutor do treinamento, Rondônia só tem a ganhar com a formação de multiplicadores. Ele explicou que entre os objetivos do curso está a criação de uma rede de contatos que vai possibilitar a troca de informações, identificar parceiros e ampliar horizontes do conhecimento. “Além de desenvolver a sinergia entre os participantes, o treinamento oferece um ambiente idêntico à dinâmica de formação de equipes multidisciplinares para elaboração de Projetos Sociais”, completou Edercio.