Notícias
Rede Siconv fecha parceria com fundação para melhorar gestão de convênios
Para melhorar a qualidade da gestão das transferências voluntárias realizadas no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) assinou hoje (26) acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). A partir de agora, a metodologia Modelo de Excelência em Gestão (MEG) será ensinada aos multiplicadores dos estados participantes da Rede Siconv.
Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert, ao melhorar a qualidade de gestão pelas capacitações realizadas pela Rede Siconv será possível diminuir o tempo e o custo operacional das transferências voluntárias. "Desta maneira, a política pública será aplicada com mais agilidade, gerando benefícios diretos para o cidadão", informou.
Criada em abril deste ano, a Rede Siconv tem o objetivo de realizar a capacitação continuada e monitorar os resultados obtidos pelos entes participantes. Desta maneira, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) deseja aumentar a eficiência das transferências voluntárias para estados, municípios, Distrito Federal e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Até o momento, Acre, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins já aderiram a rede.
"Procuramos fazer com quê as organizações utilizem melhor os recursos em prol da sociedade", disse o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins da Silva, ao assinar o acordo com o MP. Silva explica que a fundação procurava uma maneira de se aproximar do governo para disseminar o modelo de excelência em gestão. "Este é um grande caso", celebrou.
Com 24 anos de existência, a fundação é um marco no movimento pela gestão, que reúne milhares de pessoas em rede para divulgar a causa e inserção das organizações e do Brasil na rota da competitividade mundial. O MEG tem o objetivo de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
Siconv
O sistema foi instituído pela SLTI em 2008. Desde então, já foram realizados 90.528 convênios no Siconv, movimentando R$ 66,9 bilhões e sendo utilizado por 150 mil usuários. Os recursos transferidos por meio do sistema possibilitam a construção de escolas, hospitais, cisternas e o investimento no turismo e no esporte, por exemplo.
Além da Rede Siconv, outras inovações foram implantadas no sistema em 2015, como a segmentação da ferramenta por perfil do usuário; a nova central de atendimento, que acabou com uma pendência de cerca de 1.700 chamados; e a disponibilização de informações gerenciais por meio do Qlik view.