Notícias
INSTITUCIONAL
Secretária do MPO destaca importância do trabalho articulado para implementação de políticas públicas
A importância do trabalho articulado ente os diversos ministérios, governos estaduais e municipais, bem como com a sociedade civil, para a implementação de políticas públicas coordenadas com foco na melhoria da qualidade de vida da população foi um dos destaques da fala da secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Ângelis na mesa de abertura do “Seminário Conhecer para Transformar: População em Situação de Rua”.
O evento foi promovido na manhã desta quarta-feira (11/12) pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Ângelis representou a ministra Simone Tebet.
O seminário discutiu políticas públicas voltadas à população em situação de rua. O objetivo é disseminar o conhecimento produzido, fortalecer as bases de dados e fomentar políticas públicas baseadas em evidências. Como destaque do evento, o lançamento do Caderno de Estudos nº 37, que reúne dez estudos inéditos sobre a população em situação de rua e a apresentação do novo módulo do Observatório do Cadastro Único, com informações e análises específicas para aprofundar o conhecimento sobre esse público.
O MPO participou do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) que elaborou o Caderno nº 37, bem como dos trabalhos do Plano de Ação e Monitoramento para Efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, que reflete o compromisso político e humano de efetivar a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR).
Compuseram a cerimônia de abertura o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, o deputado federal Reimont (PT-RJ) - Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Letícia Bartholo, e outros representantes dos poderes Executivo e Legislativo e de Movimentos Sociais associados ao tema em discussão.