Notícias
INTEGRAÇÃO
Projeto das Rotas de Integração Sul-Americana é apresentado formalmente em reunião com países vizinhos
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) apresentou formalmente, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), o projeto das Rotas de Integração Sul-Americana a todos os países vizinhos do Brasil durante a I Reunião da Rede de Infraestrutura e Transporte do Consenso de Brasília, em Bogotá, na Colômbia. A comitiva brasileira, liderada pelo secretário de Articulação Institucional, João Villaverde, fez um balanço das ações realizadas pelo MPO a partir da escuta ativa dos estados brasileiros fronteiriços e com os países vizinhos.
“A escuta ativa permitiu que tivéssemos o desenho das nossas cinco rotas, e agora, na retomada do Consenso de Brasília, com ministros, vice-ministros e secretários de governo de todos os 12 países, foi a vez de ouvirmos de cada representante, como está o andamento de obras nos países vizinhos que integram o projeto”, afirmou Villaverde.
O encontro, realizado entre os dias 03 e 04 de dezembro, retoma o compromisso assumido pelos países, durante o Consenso de Brasília, ocorrido em 30 de maio de 2023, pelo esforço coletivo de integração regional Sul-Americana. “A integração Sul-americana está na Constituição Brasileira. Ela é fundamental, pois vai trazer mais empregos, novas oportunidades de negócios para empresas e para pessoas físicas brasileiras, e novas ideias”, enfatiza o secretário.
Durante os encontros, os representantes dos países da América do Sul receberam exemplares do Relatório 2024 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em novembro pelo MPO. O documento traz informações detalhadas sobre 190 obras de infraestrutura que integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), espalhadas pelos 11 Estados brasileiros de fronteira. Traz também o mapeamento do status de atuação da administração pública federal nas regiões limítrofes do Brasil com seus vizinhos sul-americanos.
O encontro das delegações dos 12 países do continente também contou com a aprovação, por unanimidade, da proposta brasileira de formar, no âmbito do Consenso de Brasília, uma plataforma única online com todas as iniciativas de infraestrutura com caráter de integração de nosso território. “O Observatório permitirá o acompanhamento sistemático dos projetos de integração de nossa região”, comentou a embaixadora Daniela Benjamin, diretora do Departamento de Integração Regional do Ministério de Relações Exteriores.
A reunião da Rede de Infraestrutura do Consenso de Brasília contou com delegações de ministros, secretários de Estado e diplomatas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai. O encontro recebeu apoio técnico dos bancos multilaterais de desenvolvimento da região, CAF, BID e Fonplata, que apoiarão na constituição da plataforma do Observatório das Rotas.
Além de Villaverde e Benjamin, a delegação brasileira contou com Luciano Wexell Severo, subsecretário na SEAI do MPO, e o assessor Felipe Caixeta, da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) do MPO.
Crédito das fotos: Ministério dos Transportes - governo da Colômbia