Notícias
INSTITUCIONAL
Três projetos inovadores do MPO recebem o Prêmio Reconhecimento Profissional 2024
Três iniciativas do Ministério do Planejamento e Orçamento receberam, na tarde desta segunda-feira (21/10), a premiação na categoria Ideias Inovadoras do Prêmio Reconhecimento Profissional do ColaboraGov 2024. A entrega foi realizada pelo ministro do Planejamento e Orçamento substituto, Gustavo Guimarães, durante cerimônia oficial realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Durante o evento, o ministro substituto destacou a importância dos projetos não somente para os trabalhos do MPO, mas para a sociedade, tendo em vista que todos são acessíveis ao público. “Hoje vamos colocar os holofotes em quem trabalha com dedicação para criar iniciativas inovadoras e fazer a diferença no serviço público”, disse Guimarães.
Os três projetos/ideias inovadoras foram o “Orçamento Cidadão da Lei Orçamentária Anual de 2024”, da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), o Aplicativo de Monitoramento do Processo de Sanção e Veto em Power Apps, da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, e a plataforma “Veredas de Monitoramento de Processo”, da Subsecretaria de Administração e Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério.
Orçamento cidadão - A partir da iniciativa da equipe servidores da SOF foi publicada a primeira edição do Orçamento Cidadão da Lei Orçamentária Anual de 2024, a partir da ideia de dar transparência às informações orçamentárias à sociedade brasileira, em linguagem simples e acessível, possibilitando a comparação do orçamento aprovado com o orçamento proposto no projeto de lei orçamentária de 2024, cuja publicação já ocorre desde 2010 com importante reformulação da linguagem e da apresentação na edição do Orçamento Cidadão do PLOA 2024. Trata-se de iniciativa inédita, com grande alcance e impacto potencial, em momento histórico de valorização da participação social, fornecendo aos cidadãos brasileiros uma ferramenta adicional de acesso às informações públicas relativas ao orçamento do governo federal. O documento final foi disponibilizado no site do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Aplicativo de Monitoramento do Processo de Sanção e Veto em Power Apps – Aumentar a eficiência no monitoramento e na gestão dos processos legislativos para garantir que as decisões sejam tomadas de maneira ágil e informada foi o objetivo da solução inovadora desenvolvida: um aplicativo dedicado ao acompanhamento do processo de sanção e veto de leis pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. Foi projetado para atender uma necessidade crítica das secretarias do Ministério, permitindo que servidores, em especial os chefes de gabinete, acompanhem em tempo real o andamento das análises das leis que estão prontas para sanção presidencial. O sistema, acessível 24 horas por dia, é integrado com os principais sistemas de informação relevantes, integrando fontes de dados cruciais e oferecendo uma ferramenta eficaz e acessível que aprimora a eficiência administrativa, além de assegurar que as leis sejam analisadas e encaminhadas para sanção dentro dos prazos estipulados de forma assertiva.
Sistema Veredas – Mais do que uma ferramenta de gestão, o sistema é uma inovação na gestão de projetos para toda a administração pública. Trata-se de uma solução tecnológica para possibilitar, com economicidade e de forma automatizada, o acompanhamento de todos os projetos, resultados-chave e objetivos estratégicos e resultados-chave definidos no Planejamento Estratégico Institucional. A análise das informações disponibilizadas na plataforma Veredas permite gerar novos produtos, melhorar o mapeamento de fluxos e programar o alcance de metas, com visão abrangente sobre a estratégia institucional em desenvolvimento. O alcance de seus resultados pode ser aplicado ao planejamento estratégico de todos os órgãos da administração pública federal e à sociedade do MPO, os Relatórios são produzidos a partir das informações coletadas no monitoramento do Veredas e publicados trimestralmente. O Veredas dialoga com a sociedade ao servir de base, internamente, para a produção dos Relatórios de Gestão, instrumentos interativos de controle e prestação de contas ao cidadão.
A premiação do MGI homenageou os servidores das 13 pastas que integram hoje o ColaboraGov pelas ideias inovadoras, desempenho em suas atividades e pelo tempo em atividade no serviço público federal. A solenidade de entrega integrou as comemorações alusivas ao dia do Servidor Público, em 28/10.