Notícias
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
MPO desenvolve metodologia de avaliação padronizada de políticas públicas
A Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento (SMA/MPO) promoveu nesta quarta-feira (6/11), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um workshop com servidores de diversos ministérios para o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de políticas públicas.
O secretário da SMA, Sergio Firpo, destacou a experiência do BID nessa área e reforçou que o encontro é uma oportunidade de construir de maneira colaborativa uma ferramenta que poderá ser usada por todos. “Este momento pode ser o início de uma colaboração entre a Secretaria e todos os presentes aqui, parceiros de vários ministérios, de vários órgãos que têm trabalhado conosco à medida que fomos pensando a ferramenta”, disse o secretário.
O nome técnico da ferramenta é Metodologia de Avaliação Padronizada de Políticas Públicas (MAPP) e o workshop no BID contou com a presença de representantes do MPO, do Ipea e da Enap, além dos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Fazenda, da Ciência e Tecnologia, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do Meio Ambiente e da Controladoria Geral da União.
O encontro foi dividido em sessões para cada um dos aspectos desejáveis para a ferramenta – relevância, efetividade, eficiência e sustentabilidade. O objetivo é consolidar as propostas de melhoria que deverão ser incorporadas à MAPP antes de sua aplicação em escala, que é esperada para janeiro de 2025. “Esse encontro certamente não será o último”, disse Annette Kilmer, do BID. “É sempre bom manter a conversa aberta para poder ver a relevância da ferramenta.”