Notícias
INSTITUCIONAL
Comissão de Ética do MPO realiza sua primeira reunião, em que elege presidente e discute regimento
O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) promoveu, na última segunda-feira (2/12), a primeira reunião de sua Comissão de Ética. Na ocasião, foi eleito presidente do grupo, Leandro de Lima Lira, servidor da Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos. Ele estará à frente dos trabalhos por um ano.
Também compõem a comissão Ediara Souza Barreto, da Consultoria Jurídica, e Lorena Ferrer Cavalcanti Randal Pompeu, da Subsecretaria de Administração e Gestão Estratégica, como membros efetivos, e Carolina Pelegrini Holtz, da Secretaria de Assuntos Internacionais, Leonel Cerqueira Santos, da Secretaria Nacional de Planejamento, e Júlio Parucker da Silva Guarize, da Secretaria de Orçamento Federal, como membros suplentes.
Além dos membros da Comissão, também estiveram presentes a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Patrícia Alvares, a corregedora do Ministério, Paula Correa, além do secretário-executivo da Comissão, Inácio de Loiola.
A Comissão iniciou a discussão do seu Regimento Interno e do fluxo para tratamento das consultas sobre a existência de conflito de interesses e dos pedidos de autorização para exercício de atividade privada por servidores ou empregados públicos em exercício no Ministério do Planejamento e Orçamento.
Para 2025, a Comissão buscará se consolidar como fonte permanente de discussão e divulgação das questões éticas e de integridade no âmbito do Ministério, por meio de campanhas e ações educativas e preventivas, tal como a elaboração de um Código de Conduta Ética, além de ações voltadas ao enfrentamento ao assédio e à discriminação.