Notícias
INTERNACIONAL
Antônio Silveira, economista brasileiro, é eleito para vice-presidência de Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe
Nos dias 04 e 5 de dezembro de 2024, a Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Renata Amaral, e o Subsecretário de Organismos Internacional e Desenvolvimento, João Rossi, representaram o Brasil na CLXXXIII Reunião do Diretório executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), realizada na capital de El Salvador, San Salvador.
Além da aprovação de um conjunto de operações no montante de USD 2,3 bilhões (entre as quais uma voltada a cidade de Porto Alegre no valor de USD 80 milhões), ocorreu a eleição para o Vice-presidente de Setor Privado, sendo eleito o economista brasileiro Antônio Henrique Pinheiro Silveira. Antônio Silveira já representou o Brasil nas Diretorias Executivas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (BM), além de ter ocupado vários cargos na Administração Publica Federal. Na CAF já foi Gerente de Projetos e depois Vice-presidente de Infraestrutura.
As operações da CAF com o setor privado vêm ganhando importância na instituição e especialmente no Brasil, com o início da operação do Hub para Setor Privado da CAF na cidade de São Paulo.
Confira abaixo Nota divulgada pelo Banco sobre a nomeação do brasileiro
Brasil: CAF nomeia Antonio Silveira como vice-presidente do Setor Privado
O presidente-executivo do CAF – banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, Sergio Díaz-Granados, nomeou o brasileiro Antonio Silveira como novo vice-presidente do Setor Privado da instituição. O objetivo é impulsionar o financiamento ao setor privado, contribuindo para a criação de ecossistemas empresariais mais dinâmicos e promovendo a transição energética, a transformação digital, o aumento da produtividade e a resiliência climática.
(San Salvador, El Salvador, 5 de dezembro de 2024). O novo vice-presidente do Setor Privado do CAF, Antonio H. Pinheiro Silveira, é um renomado economista brasileiro que ocupava até então o cargo de Gerente de Infraestrutura Física e Transformação Digital na instituição. Ele possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma vasta experiência no setor público e em organizações internacionais.
Em sua trajetória no setor público, Silveira ocupou posições de grande relevância no governo do Brasil, incluindo os cargos de Ministro da Secretaria de Portos, Secretário de Monitoramento Econômico do Ministério da Fazenda e Subchefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento. Também participou de conselhos administrativos de empresas públicas e privadas, como Caixa Econômica Federal, Vale S.A. e Banco do Nordeste.
No cenário internacional, Antonio Silveira atuou como Diretor Executivo representando o Brasil no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em sua posição anterior no CAF, liderou iniciativas relacionadas à infraestrutura física e à transformação digital na América Latina, uma área crucial para o desenvolvimento regional.
O CAF - banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe - tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional, por meio do financiamento de projetos nos setores público e privado, fornecendo cooperação técnica e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e composto atualmente por 21 países - 19 da América Latina e do Caribe, junto com Espanha e Portugal - e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região. Mais informações em www.caf.com.
CAF, Direção de Comunicação Estratégica, prensa@caf.com
Encontre-nos: Facebook: CAF.America.Latina / Twitter: @AgendaCAF