Notícias
PLANEJAMENTO
Brasil sediará próxima reunião do Conselho Regional de Planejamento do ILPES em 2025
Nos dias 27 e 28 de novembro, durante a
, que aconteceu na cidade de Santiago, no Cilhe, o Brasil aceitou o convite para sediar a próxima reunião do Conselho de Planejamento Regional do ILPES. O evento acontecerá em outubro de 2025, será coordenado pela Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN) do Ministério do Planejamento e Orçamento e contará com o apoio do IPEA.“Ser sede da próxima reunião do Conselho Regional de Planejamento do ILPES é mais um passo importante na reconstrução do planejamento governamental, que iniciamos em 2023. Voltamos a integrar - e a liderar - discussões e iniciativas para fortalecer o planejamento e a gestão pública na América Latina e Caribe, capacidades fundamentais para alavancar o desenvolvimento inclusivo e sustentável na região”, destacou a secretária Nacional de Planejamento do MPO, Virgínia de Ângelis.
Como tradição, o país que recebe a reunião do CRP exerce a presidência do CRP no biênio seguinte. Nessa posição, o país lidera a implementação da agenda o ILPES no período. A mesa diretora decidiu pela iniciar a formulação antecipada dessa agenda, a qual deverá orientar as atividades do instituto por um período não mais de dois anos, mas de cinco anos.
Os países trabalharão ao longo do próximo ano para formular uma proposta de agenda regional de governança do planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável na América Latina e no Caribe, composta por 4 eixos: (i) governança, institucionalidade e diálogo social; (ii) dimensão futura e governança antecipatória; (iii) coordenação para alcançar coerência e abrangência nas políticas públicas; e (iv) avaliação, valorização pública e estabelecimento de uma cultura de aprendizagem contínua. A aprovação da agenda ocorrerá o evento a ser sediado pelo Brasil, em datas e local que serão definidos em breve.
Ao sediar a próxima reunião do Conselho, o Brasil reafirma seu protagonismo na liderança regional e sua relevância na elaboração de estratégias para consolidar a integração regional, fundamental para o desenvolvimento dos países da América do Latina e Caribe. Como país hospedeiro do evento, o Brasil poderá também presidir o Conselho durante o período de 2026-2027. É uma oportunidade para contribuir para fortalecimento da cooperação entre os países da região, facilitando a consolidação da cooperação técnica, científica e econômica e a troca de experiências. A estreita cooperação com o ILPES contribuirá para melhoria dos sistemas de planejamento e de gestão pública em âmbito nacional, fortalecendo as instituições brasileiras por meio da capacitação de seus servidores.
Instituto Latino-Americano de Planejamento Econômico e Social (ILPES)
Criado em 1962 para apoiar os governos dos países da América Latina e Caribe em temas sobre planejamento e gestão pública, o ILPES é uma organização permanente com identidade própria e faz parte da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Para o seu funcionamento, o ILPES conta com o Conselho Regional de Planejamento e com a Mesa Diretora do Conselho de Planejamento Regional, promovendo um espaço de diálogo técnico-político intergovernamental no qual as autoridades de planejamento trocam experiências e conhecimentos sobre como enfrentar os desafios do desenvolvimento e criar uma cultura do futuro, fortalecer a gestão pública e aumentar as capacidades do Estado. O Brasil, representado pelo SEPLAN/MPO, retomou no último ano sua participação como membro da Mesa Diretora do ILPES.