Notícias
INSTITUCIONAL
Comitê de Governança aprova o Planejamento Estratégico Institucional do MPO, alinhado ao Plano Plurianual
O colegiado do Comitê Ministerial de Governança do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) aprovou o Plano Estratégico Institucional do ministério (PEI/MPO) durante sua 3ª reunião do extraordinária nesta segunda-feira (6/11)
O PEI/MPO, referente ao período de 2024 a 2027, alinha-se ao Plano Plurianual (PPA) do mesmo ciclo e está baseado nas metodologias Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR). Com isso, será possível acompanhar a execução dos 14 objetivos estratégicos do Ministério. Esses objetivos estão lastreados em 29 projetos e visam 34 resultados-chave estabelecidos para o ano de 2024. A ambição do plano representa a capacidade e a contribuição substancial do MPO para o desenvolvimento sustentável, equilibrado e inclusivo do país.
O PEI/MPO foi elaborado de forma participativa e colaborativa com todas as unidades organizacionais do Ministério, por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas com autoridades, promoção de oficinas e reuniões de trabalho. É resultado de um processo coletivo de reflexão e de um consenso institucional a respeito de uma visão de futuro a ser construída e perseguida.
Para o Secretário-Executivo do MPO, Gustavo Guimarães, o PEI reflete o compromisso da alta gestão do MPO com a entrega de produtos de valor à sociedade brasileira, com projetos transformacionais que elevarão o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos.
A proposta aprovada na data de ontem é composta dos seguintes elementos:
• Propósito: declaração que sintetiza a essência, a razão de existir da organização,
norteia a tomada de decisões, orienta a definição de objetivos e auxilia na escolha das estratégias;
• Futuro desejável: visão da organização em relação ao seu estado desejado no horizonte ao considerar as oportunidades futuras, as aspirações e o reconhecimento dos públicos interno e externo;
• Valores: princípios compartilhados, convicções dominantes, elementos motivadores das ações das pessoas, os quais contribuem para a unidade e a coerência do trabalho;
• Cadeia de Valor: instrumento de gestão no qual são descritos os macroprocessos
de trabalho do MPO, estruturados em três eixos básicos: suporte, governança e finalístico;
• Mapa Estratégico: representação gráfica da estratégia, que evidencia os desafios
que a organização terá que superar para concretizar seu propósito e futuro desejável.
• Objetivos estratégicos: metas que uma organização busca alcançar como parte de sua estratégia. Eles estão alinhados com o propósito e futuro desejável e ajudam a orientar as ações e decisões em todos os níveis da organização.
• Resultados-chave: valores quantitativos e métricas que demonstram o progresso
na consecução do objetivo. Dessa forma, sintetizam as metas e os indicadores para mensurar o cumprimento dos objetivos estratégicos.
• Projetos estratégicos: projeto de alto potencial inovador que tem a capacidade
de transportar a organização para o estado futuro desejado.
Após sua publicação, a Resolução do CMG que aprova o PEI e o documento completo ficarão disponíveis no site do MPO.