Notícias
Começa o 2° Ciclo de Oficinas do PPA
A Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan) promove , a partir dessa quarta-feira ( 10/5), o 2° Ciclo de Oficinas do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Os encontros acontecem até o dia 20 de junho na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) . N o segundo ciclo, o ministério proponente irá d etalhar, junto com órgãos que tenham afinidade com as políticas públicas propostas, os objetivos específico s de cada programa . Essa etapa permite enxergar melhor as entregas para a sociedade, na forma de atributos quantificáveis.
"Nesse segundo momento iremos definir objetivos específicos, entregas e indicadores para as propostas de cada programa definido previamente no primeiro ciclo ", afirma o diretor de Coordenação do Sistema de Planejamento, Fernando Sertã. Ele enfatiza ainda que os ministérios que sejam relevantes para as políticas proposta ou que com elas tenham interface, estão convidados a participar.
O primeiro programa discutido no segundo ciclo foi trazido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) . As reflexões trazidas pelos participantes ressaltaram as tr ê s frentes de atuação do prog r ama: promoção, proteção e de fesa dos direitos humanos. A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do MDHC, Lia Manso, acredita que o nesse novo ciclo ficam claras as oportunidades de convergência de cada uma das áreas finalísticas ao se det alhar a construção dos programas. “É muito valioso podemos dialogar por meio de uma metodologia que possibilite pesar as políticas públicas de maneira multissetorial , pensando com as pastas próximas e interconectadas com ações que consideramos prioritárias entre nossos públicos-alvo”, afirma Manso.
PARTICIPAÇÃO
Antes do atual ciclo de oficinas, a Seplan organizou o 1° Ciclo de Oficinas do PPA e as Oficinas de Integração Regional do PPA . Além dessas oficinas, começa nessa quinta-feira (11/5), um processo paralelo de consulta popula r , segunda fase da participação da sociedade. O objetivo é construir um PPA participativo, que reflita o plano de governo escolhido das urnas durante as últimas eleições.
Crédito da imagem: Ascom