Pagamento de Organismos Internacionais
O Ministério do Planejamento e Orçamento é responsável pelos pagamentos de contribuições de todos os organismos internacionais do qual o Brasil participa, além de integralizações de cotas a bancos internacionais e de recomposição a fundos internacionais. Atualmente, o Brasil paga cerca de 115 Instituições Internacionais (organismos, bancos e fundos internacionais). Dentre os principais estão ONU, OMS, OIT, UNESCO, OEA, Secretaria do Mercosul, FOCEM, BID, CAF e Fonplata.
As contribuições são pagas aos organismos internacionais, o que permite a participação do Brasil nessas instituições. Já as integralizações de cotas são feitas a bancos internacionais, visando a aquisição de ações dessas instituições, caracterizando a compra de um ativo por parte do Brasil. Caso o Brasil deixe de ser acionista do banco, poderá ofertar essas ações a que tem direito e vendê-las. As recomposições, por sua vez, são feitas a fundos internacionais, caracterizando-se como doações.
No âmbito da reinserção internacional do Brasil, o Ministério vem priorizando o pagamento de todas as contribuições em atraso. Com o Brasil em dia em relação a seus compromissos com os organismos internacionais, tem sido possível retomar, de forma plena, a relevância natural que o País tem na arena internacional, além de permitir que projetos de fundos multilaterais voltem a ser executados no Brasil.