Principais Iniciativas
Principais iniciativas (sistemas e projetos) e resultados na área de TIC
- Sistema de Gestão de Colegiados - SGC
O Sistema de Gestão de Colegiados (SGC) tem como objetivo organizar os membros dos colegiados do MPO, gerenciar ofícios de indicação e comunicações, além de acompanhar deliberações e atividades. Desenvolvido em parceria com a SSC/MGI, o SGC propiciará a gestão de mais de 200 colegiados em constante atualização.
O objetivo é aprimorar a gestão dos colegiados, reuniões e documentos, garantindo informações sempre atualizadas. Em abril, iniciou-se a especificação dos requisitos de software com metodologias ágeis, realizando sprints de 15 dias e reuniões diárias entre as equipes. Em junho, as funcionalidades foram validadas e o sistema foi formalmente entregue à Secretaria-Executiva. Em setembro, iniciou-se o desenvolvimento dos relatórios e painéis gerenciais. Atualmente, o sistema encontra-se em fase de melhorias e desenvolvimento de novas funcionalidades, buscando de melhorar a experiência dos usuários finais.
- Sistema PFE (Portal de Financiamento Externo)
O Sistema PFE demandado pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) como uma ferramenta de apoio a gestão eletrônica de documentos, visa processar os pedidos de financiamentos externos certificados digitalmente. O sistema apoiará a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) na gestão de programas e projetos financiados por Organismos Financeiros Internacionais ou Agências Governamentais Estrangeiras.
O mapeamento de processos foi concluído no 1º trimestre de 2024, o desenvolvimento do PFE utiliza metodologia ágil com entregas a cada 15 dias e as funcionalidades estão sendo validadas pelos servidores da SEAID. A previsão de entrega do PFE é dezembro deste ano.
- Sistema POPOI (Portal de Pagamentos a Organismos Internacionais)
O sistema POPOI está sendo desenvolvido para gerenciar pagamentos a organismos internacionais, auxiliando o planejamento orçamentário e a coordenação desses pagamentos pelo MPO. O software permitirá o controle de recursos e de todos os requisitos legais, como a manifestação da Comissão Interministerial de Participação em Organismos Internacionais (Cipoi).
O desenvolvimento, iniciado em maio de 2024, utiliza metodologia ágil com sprints de 15 dias e sua previsão de entrega está para novembro de 2024. O sistema incluirá funcionalidades para gerenciar informações sobre órgãos, organismos internacionais, solicitações e documentos relacionados, facilitando a gestão dos compromissos do Brasil no cenário internacional.