Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Planejar é, na sua essência, o exercício de imaginar, lançar pontes para o futuro que desejamos, mesmo quando o terreno que nos sustenta ainda se ajusta aos nossos passos. Na reconstrução coletiva assumida ao longo de 2023 e 2024, o Ministério do Planejamento e Orçamento mostrou que o planejamento público pode ser muito mais que uma ferramenta de gestão: é um ato de cuidado com o Brasil e com cada cidadão seu.
Em 2025, avançaremos para uma nova fase do nosso Plano Estratégico Institucional (PEI) 2024-2027, guiados por uma visão de futuro que busca uma governança pública estratégica e eficiente. Cientes de que nossas condutas diárias e valores institucionais produzem impactos que ultrapassam as paredes do MPO, ecoando até lares e famílias por todo o Brasil, seguimos atentos e dedicados a modernizar nossas práticas para que sejam mais ágeis, eficazes e relevantes.
Vigilantes do nosso contínuo compromisso com o Governo e a sociedade, sonhamos alto, idealizando mais e melhor. E foi assim que crescemos: nossa carteira de projetos estratégicos evoluiu de 29 para 39 iniciativas nessa edição do PEI, alinhada às novas demandas e ao aprendizado acumulado nessa jornada. Cada novo projeto e cada resultado traçado refletem nossa missão de conectar cada esforço interno às necessidades reais da população brasileira.
Somando forças, crescemos também com a chegada de mais de 100 Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), carreira sempre fundamental para o Estado brasileiro, mas especialmente valiosa para garantir justiça social com responsabilidade fiscal. Todos os novos servidores poderão encontrar neste documento uma bússola, para que juntos possamos construir um legado à altura do país que servimos.
Nesta edição, revisamos, modernizamos e expandimos processos, consolidando o PEI como uma ferramenta viva, que não apenas orienta a tomada de decisão do presente, mas também expande os horizontes para o Brasil do futuro: mais justo, próspero e sustentável.
Sabemos que planejar também significa escolher. Que cada escolha nossa reflita a grandeza do Brasil que queremos construir.
Simone Tebet
Ministra de Estado de Planejamento e Orçamento
O Planejamento Estratégico Institucional do MPO foi revisado pelo CMG em dezembro de 2024, e encontra-se na íntegra aqui