Notícias
HABITAÇÃO
Alckmin participa de entrega de chaves do Minha Casa, Minha Vida
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participou, nesta terça-feira (06), da cerimônia de entrega de chaves de novas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em Santo Antonio de Posse (SP).
Realizada ao lado do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a entrega das chaves das moradias populares ocorreu durante uma cerimônia simultânea. Ao mesmo tempo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a entrega de mais de 800 unidades em Magé (RJ), enquanto, em Euclides da Cunha (BA), foram 152 moradias e, em Paracatu (MG), mais 200 unidades.
“Só hoje, 1.328 famílias realizam o sonho da casa própria”, celebrou o vice-presidente. “E emprego, presidente - o senhor vai, em 4 anos, contratar 2 milhões de moradias -, são 8 milhões de empregos diretos e indiretos gerados no Brasil”, completou Alckmin durante a cerimônia, transmitida em tempo real para as demais localidades.
O ministro Alexandre Padilha lembrou que as obras do conjunto habitacional foram retomadas nos últimos meses e concluídas após mais de uma década de atraso. “A pedido do presidente Lula, estivemos em Santo Antônio de Posse para entregar moradias que beneficiarão mais de 500 famílias, em um empreendimento que estava há 13 anos parado”, afirmou o ministro das Relações Institucionais.
O vice-presidente Alckmin frisou também a importância do retorno da chamada Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que contempla famílias cuja renda mensal soma até R$ 2.640,00, beneficiando a camada da população com menor poder aquisitivo.
Entrega simultânea
Durante a entrega realizada no município de Magé, o presidente Lula destacou a emoção que sente ao entregar uma chave de residência para uma família. "No Brasil, você tem uma parte da população que não tem carro, não tem casa e não tem, sequer, dinheiro para pagar aluguel. É dessa gente que o governo tem que tratar, é dessa gente que o governo tem que cuidar", disse. "Quem precisa do governo é o povo mais humilde desse país, é o povo que, ao longo da história, foi esquecido", complementou.
Desde outubro de 2023, o Governo Federal isenta automaticamente o pagamento das prestações, no prazo de 30 dias, dos beneficiários das linhas subsidiadas do Programa Minha Casa, Minha Vida que recebem pagamentos de ambos os programas de transferência de renda – e também aqueles que já quitaram 60 prestações.
Ao todo, o Governo Federal entregou 1.328 novas residências, nesta terça-feira.
Fotos: Cadu Gomes/VPR