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EDUCAÇÃO
Alckmin destaca oportunidade de promover sinergias entre iniciativas educacionais no âmbito do G20
Ao participar da abertura da Reunião Global de Educação (GEM), em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (31), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a necessidade de sinergias entre iniciativas educacionais entre os membros do G20.
“Essa é uma oportunidade importante para promover sinergias entre as iniciativas educacionais e os compromissos assumidos no âmbito do G20”, afirmou Alckmin. “A proximidade entre a GEM e a reunião de ministros de educação do G20 nesta semana reflete o reconhecimento de que a cooperação internacional é essencial para a ODS-4”, complementou.
A GEM, coordenada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tem o intuito de promover o diálogo multilateral, intersetorial e entre múltiplas partes interessadas ao mesmo tempo em que reconhece a educação como um fator de igualdade social e força matriz do desenvolvimento sustentável. O encontro ocorre em paralelo à reunião de ministros de educação do G20 e durante a semana “Ceará: Centro Global de Educação”, que acontece desde terça-feira (29), com atividades coordenadas pelo Ministério da Educação.
Um dos objetivos do GEM diz respeito às primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades para todos ao longo da vida.
Para o vice-presidente, assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa representa mais do que um objetivo estratégico. “A educação é o principal caminho para construirmos um mundo justo e um planeta sustentável”, defendeu Alckmin. Em seguida, destacou três importantes iniciativas nacionais a fim de atingir tais metas coordenadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação e do ministro da área, Camilo Santana:
- Pé de Meia: programa de incentivo financeiro-educacional voltado para estudantes matriculados no ensino médio público, que funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e conclusão escolar nessa etapa do ensino médio;
- Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: iniciativa com a finalidade de garantir o direito à alfabetização de crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental, com foco na recuperação das aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano afetados pela pandemia;
- Construção de 2,5 mil novas creches e escolas de educação infantil para crianças de zero a 5 anos.
“Tenho confiança de que as discussões que ocorrerão neste encontro permitirão aos países aqui representados renovarem seus compromissos com a educação universal e equitativa, promovendo um legado duradouro para as próximas gerações”, concluiu o vice-presidente.