COSBAN
Criada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, em maio de 2004, a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação - COSBAN promove, a cada dois anos, contatos regulares entre altos representantes dos dois países, com o objetivo de incentivar o relacionamento bilateral.
Este mecanismo de cooperação desempenha um papel fundamental na consolidação da parceria estratégica entre o Brasil e a China.
O objetivo é incentivar o relacionamento bilateral, promovendo o diálogo aberto sobre temas de interesse mútuo, facilitando a comunicação entre os governos. Também mapeia áreas de interesse e promove a implementação de projetos conjuntos em diversos setores. Antes de sua formalização, já havia seis mecanismos de comunicação e cooperação existentes nas relações Brasil-China, que foram absorvidos pela COSBAN.
A 1ª Reunião da COSBAN, ocorreu em 24 de março de 2006, em Beijing. Pelo lado chinês, estava delegando a vice-primeira-ministra Wu Yi e pela representação brasileira, estava o vice-presidente, José de Alencar. Ambas as partes concordaram em cooperar em âmbito político, econômico, comercial, científico e tecnológico, espacial, agrícola e cultural educacional.
O vice-presidente Geraldo Alckmin é o atual responsável pela co-presidência brasileira da COSBAN.