Visita ao Instituto Evandro Chagas e Museu Emílio Goeldi, em Belém/PA
Hoje (10), encerrando a viagem à Amazônia Oriental, o Vice-Presidente da República e Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), Hamilton Mourão, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e comitiva, visitaram o Instituto Evandro Chagas e o Museu Emílio Goeldi, em Belém/Pará. O objetivo deste último dia de agenda foi apresentar políticas públicas e ações federais, em especial nas áreas de pesquisa e inovação, em prol da proteção das comunidades locais, da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável da região.
No Instituto Evandro Chagas, o grupo esteve na seção de arbovirologia e febres hemorrágicas. Na sequência, os trabalhos da seção de parasitologia e laboratório de toxicologia também foram prestigiados. O Instituto, vinculado ao Ministério da Saúde, trabalha em prol do monitoramento e defesa da saúde da população amazônica.
Na visita ao museu Emílio Goeldi, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a comitiva conheceu espécies da fauna e flora amazônica e pesquisas científicas ligadas à biodiversidade da região, possibilitando ampliar os horizontes do conhecimento zoobotânico.
Ao longo dos três dias de atividades, o Governo buscou mostrar in loco a realidade da Amazônia, para que os chefes de missões diplomáticas e formadores de opinião que integraram a comitiva pudessem conferir com seus próprios olhos a grandiosidade da região e terem o panorama de tudo aquilo que o Estado brasileiro faz em termos de preservação e proteção da Floresta e, principalmente, na busca do desenvolvimento econômico-social sem ferir o meio ambiente.
Contatos: vpr.gabinete@presidencia.gov.br e (61) 3411-3726
Brasília, 10 de setembro de 2021.