NDB
Novo Banco de Desenvolvimento
O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês, New Development Bank) apoia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável que sejam voltados para potencializar a capacidade de iniciativas integradas à tecnologia (e socialmente inclusivas) para ofertar o progresso a economias emergentes e países em desenvolvimento.
Sempre em contato com seus países membros, organizações internacionais, instituições financeiras de desenvolvimento, comunidades locais, sociedade civil e outros parceiros de desenvolvimento, o NDB tem o intuito de mobilizar recursos para diversos projetos voltados à garantia de um crescimento econômico equilibrado e inclusivo.
Apoia projetos nos setores público e privado, por meio de empréstimos, investimentos de capital e outros instrumentos personalizados.
Áreas de Atuação
- Energia limpa e eficiência energética
- Infraestrutura de transporte
- Água e saneamento
- Proteção Ambiental
- Infraestrutura social
- Infraestrutura digital
O foco do trabalho do Banco está centrado em atender às demandas e desafios das comunidades de seus países membros de uma forma inclusiva, rápida, flexível e eficiente.
Conheça todos os projetos financiados pelo NDB.
No Brasil, desde de 2018, o NDB já aprovou 19 projetos, sendo:
- Três de infraestrutura de transporte;
- Três de água e saneamento;
- Um de proteção ambiental;
- Um de infraestrutura social;
- Dez em áreas diversas; e
- Um para assistência emergencial para Covid-19.
Cinco projetos estão com propostas em avaliação pela instituição, uma delas envolve a expansão da infraestrutura de abastecimento de água do estado da Paraíba. As regiões do Agreste Paraibano, Borborema e Sertão Paraibano, sofrem com a escassez de água e frequentes interrupções no abastecimento de água. Este projeto, na área de Água e Abastecimento, é de até US$ 60,95 milhões.
O projeto tem como uma das metas estruturar o abastecimento de água encanada para cerca de 77 mil habitantes do Agreste Paraibano com a construção de 182 km de adutoras, sete estações elevatórias e nove reservatórios de serviço. Em outro eixo, visa construir mais 103 km de adutoras, cinco estações elevatórias, dois reservatórios de serviço e duas estações de tratamento de água, para fornecer água encanada para mais de 51 mil pessoas no Sertão Paraibano.
Infográfico:
Os números do Novo Banco de Desenvolvimento
Fonte: Portal NDB