Notícias
RELAÇÕES EXTERIORES
Em bilateral na Itália, Lula convida chanceler alemão para a Aliança Global contra a Fome
Lula e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, durante agenda bilateral à margem da Cúpula do G7, na Itália. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Na abertura do último dia de compromissos oficiais no G7, na Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve neste sábado (15/6) uma reunião bilateral com o Chanceler da República Federativa da Alemanha, Olaf Scholz.
Scholz manifestou solidariedade com o povo brasileiro em função das consequências das enchentes no Rio Grande do Sul. Os dois líderes conversaram sobre a situação política na Europa e na América Latina e trataram dos conflitos em Gaza e na Ucrânia.
O presidente Lula também enfatizou as agendas em torno do G-20. Em 2024, o Brasil, como presidente do grupo, sediará a reunião de Cúpula das nações em 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Nesse contexto, Lula convidou a Alemanha para a Aliança Global contra a Fome, uma das prioridades brasileiras à frente da Presidência do G20, e enfatizou a necessidade de reforma de instituições de governança global.
Os presidentes conversaram ainda sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e sobre a Organização Mundial do Comércio.
Presidente Lula se encontra com o Chanceler da República Federativa da Alemanha, Olaf Scholz. Brasil e Alemanha têm uma longa história de parceria, sendo a relação bilateral que mais provê cooperação técnica para o nosso país. 🇧🇷 🤝🇩🇪
— Governo do Brasil (@govbr) June 15, 2024
📲 Digital/PR pic.twitter.com/CVk7dhsRLQ
DISCURSO - Na sexta, durante discurso como país convidado à Cúpula do G7, o presidente Lula propôs uma governança global de Inteligência Artificial, defendeu a tributação de super-ricos e destacou a necessidade de enfrentar as mudanças do clima com foco na dignidade humana.
BILATERAIS - O presidente Lula também participou de reuniões com a representante da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen; com o premiê da Índia, Narendra Modi; com o presidente da Turquia, Recep Erdoğan; com o presidente da França, Emmanuel Macron, além de ter um encontro com o Papa Francisco.