Notícias
ECONOMIA
Lula discute projetos do PAC e transição energética com presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura
Reunião entre Lula e presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura também contou com a presença de Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, e de Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta segunda-feira (4), no Palácio do Planalto, o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (Asian Infrastructure Investment Bank – AIIB), Jin Liqun, e a presidenta do New Development Bank (NDB), Dilma Rouseff, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Liqun deu os parabéns ao Brasil pela organização da agenda do G20 e ao ministro Haddad pela bem-sucedida reunião dos ministros de Finanças do Grupo, em São Paulo, na semana passada. Disse também admirar as declarações do presidente Lula sobre a necessária reestruturação da governança financeira global. Elogiou ainda o trabalho da presidenta Dilma à frente do New Development Bank (NDB).
» Fotos em alta resolução (Flickr)
O presidente Lula destacou as medidas adotadas nos últimos meses e que resultaram no crescimento do PIB acima das expectativas, na queda do desemprego e na melhoria do ambiente de negócios no país, com base em melhores expectativas de estabilidade politica, fiscal e social. Citou nesse sentido a reforma tributária, os investimentos em infraestrutura previstos no PAC e a prioridade conferida à transição energética, área em que o Brasil já é um expoente e ainda demonstra imenso potencial.
Lula citou também as oportunidades representadas pela Presidência do G20 este ano e do BRICS e da COP30 no próximo, para que o Brasil possa fazer avançar a agenda do desenvolvimento sustentável, do combate à pobreza e as desigualdades e da reforma da governança global.
Jin Liqun manifestou interesse em trabalhar com o Brasil como um parceiro estratégico, em particular no âmbito da América Latina. Citou especial interesse em financiar projetos que ajudem a fomentar o comércio e a integração produtiva com os países asiáticos. Comentou também sobre sua recente viagem à Amazônia e coincidiu com o presidente Lula em que é primordial favorecer o desenvolvimento humano da região, para que os habitantes da floresta se transformem em parceiros na sua preservação e ao mesmo tempo na exploração sustentável das oportunidades que ela oferece.
A presidenta Dilma ressaltou que há muitas oportunidades para que o NDB trabalhe em conjunto com o AIIB no Brasil, nos diversos projetos previstos no âmbito do novo PAC. Relembrou que os temas de infraestrutura foram prioridade em seus mandatos como presidenta do Brasl e nos primeiros mandatos do presidente Lula, principalmente em áreas como rodovias, ferrovias, portos, saneamento básico e energias renováveis.
O presidente Lula ressaltou que o Brasil tem urgência para a realização de investimentos em infraestrutura. Destacou as potencialidades ímpares que o Brasil tem na área de energias renováveis e citou também a área da saúde.