Notícias
CÚPULA DA AMAZÔNIA
Lula e presidente da República Democrática do Congo querem estreitar relações
Félix Tshisekedi e Lula conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Em encontro bilateral na tarde desta quarta-feira (8/8) em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia entre os dois países.
O presidente do país africano destacou a necessidade de o país ampliar a agricultura para garantir a segurança alimentar, desestruturada por anos de guerra civil e pela concentração das atividades econômicas na mineração.
Íntegra de Declaração de Belém (PA)
Íntegra do Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento em Belém
Fotos em alta resolução (Flickr)
Lula falou do carinho que tem pela África, manifestou interesse em visitar o país africano e contou sobre os programas sociais retomados desde janeiro e que podem ser replicados na República Democrática do Congo. Presente ao encontro, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) também mencionou a possibilidade de cooperação técnica nas áreas de créditos de carbono e de saneamento.
O presidente do país, dono da segunda maior floresta tropical do mundo e grande exportador de minérios, veio ao Brasil a convite do presidente Lula para participar da Cúpula da Amazônia, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto.
Nesta quarta-feira, o evento reuniu os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e países convidados que detêm florestas tropicais. Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, Indonésia, República do Congo e República Democrática do Congo decidiram se unir em voz única para negociar com o mundo, com maior representatividade, os compromissos de financiamento climáticos assumidos pelos países ricos. O conceito ficou expresso no Comunicado Conjunto dos Países Florestais em Desenvolvimento, assinado em Belém e divulgado ao fim da cúpula.