Notícias
Tecnologia
Seminário em Natal discute transformações que o 5G vai trazer para o segmento dos games
O 5G já chegou a cinco das nove capitais da região Nordeste. E para marcar o início de uma nova era na comunicação, o Ministério das Comunicações (Mcom) realizou, nesta quinta-feira (15/09), a segunda edição do Seminário 5G.BR, em Natal/RN, com o tema A Era Dos Games e As Profissões do Futuro. O 5G é uma internet de alta velocidade e baixo tempo de resposta, que tem a perspectiva de impulsionar o desenvolvimento de tecnologias, otimizar processos produtivos e se empregos.
O evento discutiu a ampliação do mercado de games com a tecnologia 5G e as profissões do futuro que serão impactadas pela quinta geração de internet móvel.
Gamers e influenciadores digitais debateram sobre as novas oportunidades de negócios para o segmento. Também houve a participação de representantes de empresa que oferece o serviço de 5G para ouvir as demandas do setor que é um dos maiores consumidores de tecnologia e dados.
No local, os participantes puderam vivenciar a experiência de jogar com menor tempo de resposta da velocidade 5G, além de testar a fluidez do cloud gaming, os jogos em nuvem. Além da baixa latência, que permite uma rápida resposta aos desafios dos jogos, o 5G disponibilizará uma banda com tráfego de dados 100 vezes superior ao que existe hoje com o 4G.
O Presidente da República participou por videoconferência, da abertura do Seminário 5G.BR e afirmou que a tecnologia provocará uma revolução na indústria, na logística, na educação e no agronegócio. Citou ainda que os games, além de diversão, se transformaram em negócio.
Essa foi a segunda de cinco edições previstas do Seminário 5G.BR para discutir o alcance das transformações dessa tecnologia no Brasil. A primeira foi em agosto, em São Paulo. As próximas edições do evento ocorrerão em Manaus, no próximo dia 22, Brasília e Porto Alegre.
Acesse a página especial sobre o Seminário 5G.BR
O 5G na prática
Em novembro de 2021, foi realizado um leilão não arrecadatório para a implantação do 5G no Brasil e estabelecidas as contrapartidas das empresas vencedoras para levar tecnologia 4G ou superior as áreas do Brasil pouco ou não atendidas por internet.
A expectativa é que com o 5G sejam criados negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio, entre outras.
A quinta geração de internet móvel também torna possível a conexão de centenas de eletrônicos em uma mesma rede, permitindo o uso de inteligência artificial para automatizar atividades e que máquinas conectadas conversem entre si e possam ser controladas remotamente.
A tecnologia 5G já chegou a 15 capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, Palmas, Recife, Fortaleza e Natal.