Notícias
7 de Setembro
Autoridades estrangeiras participam das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil
Autoridades estrangeiras estão em solo nacional para participar das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil. Nesta terça-feira (06/09), eles participaram de um evento comemorativo do Bicentenário da Independência, que aconteceu no Palácio do Itamaraty e contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Participaram o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves; o presidente de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló; o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa; e o ministro para assuntos da casa civil de Moçambique, Constantino Alberto Bacela.
Na quarta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, as autoridades estrangeiras assistirão ao desfile cívico-militar comemorativo à data no palanque presidencial, na Esplanada dos Ministérios. A programação inclui apresentações de militares das Forças Armadas, das Polícias Militar e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, desfile de blindados e viaturas militares, de aeronaves e a participação de estudantes de colégios militares e escolas públicas. O evento é encerrado pela Esquadrilha da Fumaça.
Finalizando a agenda, os convidados estrangeiros assistirão à Sessão Solene do Congresso Nacional em celebração ao Bicentenário da Independência, na quinta-feira (08/09). A sessão ocorrerá no plenário da Câmara dos Deputados. Durante a sessão, o Hino Nacional será executado pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a presença de chefes de Estado e representantes de países de língua portuguesa nas comemorações do Bicentenário, simboliza os laços históricos que os unem ao Brasil.