Notícias
Bicentenário da Independência
Coração de Dom Pedro I é recebido na rampa do Palácio do Planalto
Uma solenidade com honras de Chefe de Estado marcou a chegada do coração de Dom Pedro I ao Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta terça-feira (23/08). O órgão do primeiro Imperador do Brasil chegou a bordo do Rolls Royce presidencial e foi recebido pelo Presidente da República, na rampa do Palácio do Planalto, com uma salva de tiros de canhão. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o chanceler brasileiro, Carlos Alberto França, e o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Faro Ramos, acompanharam a recepção. Em seguida, a relíquia foi levada para o Salão Nobre do Palácio para uma recepção com a presença de autoridades e convidados. Crianças de escolas públicas do Distrito Federal e do colégio militar Dom Pedro I também estavam presentes.
A recepção faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Durante a cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça realizou passagens sobre o comboio do coração de Dom Pedro I e escreveu no céu "Independência 200 anos” e desenhou um coração, em frente ao Palácio do Planalto.
“Dois países unidos pela História, ligados pelo coração. 200 anos de Independência. Pela frente, uma eternidade em liberdade. Viva Portugal e viva o Brasil”, disse o Presidente da República em um breve discurso, ao final da cerimônia.
Mais tarde, o coração de Dom Pedro I foi recebido em tapete vermelho no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Na cerimônia, com a presença do corpo diplomático estrangeiro, houve discurso do ministro das Relações Exteriores e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira. Depois, o coração foi levado à sala de exposição, onde permanecerá exposto à visitação pública. A exposição começa no dia 25 de agosto, com visitação de escolas da rede pública do Distrito Federal nos dias de semana e do público geral nos finais de semana.
No dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, o coração fará parte das celebrações na capital do país. O retorno a Portugal será no dia 8 de setembro.
O coração de D. Pedro I chegou ao Brasil na manhã da segunda-feira (22/08). O empréstimo da relíquia é símbolo das relações entre o Brasil e Portugal.
O coração de D. Pedro I esteve exposto no salão nobre da Igreja da Irmandade da Lapa, localizada na cidade do Porto, em Portugal, por quase 200 anos. Esta é a primeira vez, em 187 anos, que o coração sai de Portugal para outro país.