Notícias
Forças Armadas
Presidente da República Jair Bolsonaro recebe Oficiais-Generais promovidos para cumprimentos
Ao todo, 59 militares foram promovidos, sendo 30 do Exército, 21 da Aeronáutica e 8 da Marinha. - Foto: Alan Santos/PR
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta terça-feira (05/04), no Palácio do Planalto, da cerimônia de cumprimentos dos Oficiais-Generais promovidos. Ao todo, 59 militares foram promovidos, sendo 30 do Exército, 21 da Aeronáutica e 8 da Marinha.
Em seu discurso, o Presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância do Ministério da Defesa e do trabalho das Forças Armadas para que o Brasil possa seguir para o progresso e a paz. O Presidente citou os desafios encontrados pelo Governo Federal nos últimos três anos, como o enfrentamento à Covid-19, que contou com a pronta atuação das Forças Armadas.
Os militares atuaram, por exemplo, na distribuição de kits de alimentação, desinfecção de locais públicos e auxiliaram o sistema de saúde pública na distribuição de vacinas. Devido à capacidade das Forças Armadas de chegarem em áreas remotas do país, os militares prestam apoio aos Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígenas (DSEI). Também transportaram equipamentos como cilindros e tanques de oxigênio, respiradores, medicamentos e atuaram na remoção de pacientes durante a pandemia.
Ainda durante o evento, o Presidente Jair Bolsonaro agradeceu aos Oficiais-Generais promovidos e ressaltou que, com as Forças Armadas ao lado do povo brasileiro, a democracia e a liberdade serão garantidas.
A cerimônia de cumprimentos dos Oficiais-Generais promovidos retomou seu formado original, já que, desde a chegada da Covid-19, ocorria sem a presença das esposas, familiares e convidados dos Oficiais-Generais, que normalmente acompanham os promovidos durante os cumprimentos.
Defesa da soberania nacional
As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. O Presidente da República exerce a função de Comandante Supremo das Forças Armadas.