Notícias
Reunião empresarial
Presidente Jair Bolsonaro participa de encontro com empresários do Brasil e da Rússia
Encontro Empresarial Brasil-Rússia, em Moscou. - Foto: Alan Santos/PR
Como parte da agenda da visita oficial à Rússia, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou, nesta quarta-feira (16/02), em Moscou, do Encontro Empresarial Brasil-Rússia que debateu o incremento das relações bilaterais e oportunidades de investimentos entre as duas nações.
Pelo lado brasileiro, estiveram representantes de áreas como a farmacêutica, de frigoríficos e de produtores de frutas. Empresários russos do setor de fertilizantes, área de interesse do Brasil, também participaram do fórum.
“Concluímos mais uma rodada de negociação com empresários, em especial da área de fertilizantes. Eles têm um interesse enorme em vender, obviamente, e nós, também, um grande interesse em adquirir. O Brasil é dependente em grande parte de fertilizantes de outros países e, em especial, aqui da Rússia”, explicou o Presidente Jair Bolsonaro após participar do fórum. “Há um grande interesse da Rússia no Brasil e do Brasil também na Rússia”, concluiu.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil importa cerca de 80% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. Além da discussão sobre a aquisição de fertilizantes para fortalecer a produção brasileira de alimentos, a pauta do fórum incluiu temáticas como a complementariedade comercial entre o Brasil e a Rússia, infraestrutura e programas de concessões e novas perspectivas de fluxos de investimento.
A Rússia é um dos 15 maiores parceiros comerciais do Brasil. As trocas estão concentradas na cadeia do agronegócio. O Brasil compra da Rússia, sobretudo, fertilizantes químicos e exporta, principalmente, grãos, carnes e açúcares. Em 2021, a corrente de comércio atingiu US$ 7,29 bilhões.
Na terça-feira (15/02), os empresários já estiveram juntos para debater os interesses de negócios em comum entre os dois países em uma espécie de encontro preparatório para o evento com o Presidente Jair Bolsonaro. A organização do fórum foi da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem vínculo com o Ministério das Relações Exteriores.
Atualmente, a ApexBrasil mantém seis projetos setoriais com foco na Rússia e já mapeou a oportunidade de exportar mais de 360 bens para o país, notadamente bens industriais como maquinários e químicos, além de alimentos e bebidas.
Mais cedo, o Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido, se reuniu com o presidente da Rússia Vladimir Putin, e foi recebido pelo Presidente da Duma do Estado, a Câmara Baixa do Parlamento, o Deputado Vyacheslav Volodin, para uma reunião reservada.
A agenda presidencial na Rússia segue até amanhã (17/02), quando o Presidente Jair Bolsonaro embarcará para Budapeste, capital da Hungria, onde se encontrará com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.