Notícias
Decreto
Bolsonaro altera Regulamento dos Serviços de Radiodifusão
Os novos prazos permitirão a prestação continuada dos serviços de radiodifusão e seus auxiliares nos moldes estabelecidos pelo novo decreto - Foto: EBC
O presidente Jair Bolsonaro assinou, nessa quinta-feira (25), em edição extra do Diário Oficial da União, o decreto de inovação do setor de radiodifusão no País. O objetivo é alterar prazos estabelecidos para solicitação do licenciamento de estações e para início da execução do serviço por parte dos outorgados, além de definir novo prazo para entrada em vigor do decreto.
Os novos prazos permitirão a prestação continuada dos serviços de radiodifusão e seus auxiliares nos moldes estabelecidos pelo novo decreto. Além disso, a alteração do prazo de entrada em vigor do ato permitirá que haja um tempo maior para que os sistemas informatizados sejam adaptados.
Outra reformulação é nos dispositivos que tratam do rito processual para a celebração de contratos com a União e dos procedimentos para a abertura de processos de extinção de outorgas por descumprimento de diretivas estabelecidas para o licenciamento de estações. As propostas irão promover consistência jurídica e esclarecerão procedimentos internos necessários para a assinatura de contratos com a União e para a apuração do descumprimento de obrigações por parte dos outorgados.
O decreto prevê ainda a revogação do Decreto nº 10.326, de 2020, que ainda não entrou em vigor, já que o novo ato propõe seu aperfeiçoamento. Os itens que não foram objeto de alteração estão consolidados neste ato, prevenindo quaisquer divergências quanto ao entendimento da legislação de radiodifusão.