Pronunciamento do presidente Lula durante apresentação do Programa de Democratização dos Imóveis da União
Antes de a Esther [Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos] falar o que ela precisa falar, é só explicar para vocês que isso aqui não é bem um lançamento de um programa. Isso aqui, a característica é mais fazer uma entrevista da ministra Esther sobre o programa de democratização dos imóveis da União. Como que é a lógica: ela vai explicar corretamente como é que vai se dar esse programa, depois que ela explicar, ela vai ter o tempo necessário de explicar para que todo mundo entenda o que que está acontecendo. Depois disso, a gente vai abrir para uma quantidade de perguntas, que o Pimenta [Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República] vai organizar, da imprensa que foi convocada para vir para cá.
E, depois disso, está encerrado. Se alguém quiser falar, os prefeitos, alguém que quiser pedir a palavra, por dois minutinhos, a gente pode até fazer concessão. Mas a ideia básica é que nós estamos começando uma coisa nova, que a gente tomou a atitude de fazer, desde março de 2023, e isso vem em um processo elaborado pela Esther e a equipe dela, envolvendo outros ministérios e, agora, nós achamos que está pronto para fazer o lançamento. Então, a partir desse lançamento, é que a gente vai começar a trabalhar na distribuição dos imóveis, sendo que alguns já foram distribuídos ao longo de 2023.
Então, com vocês, a nossa ministra Esther, que terá o tempo necessário. Se quiser falar daquela tribuna, pode falar daquela tribuna. Utilizar o PowerPoint, se você quiser bem utilizadinho. Que nós estaremos, todos aqui, ouvindo vossa excelência falar.
Agora sim. Palmas para a Esther.