Notícias
Trilha de Aprendizado
Turma piloto recebe capacitação básica em Gestão e Apuração da Ética
De 21 a 24 de setembro, foi ofertada, de forma remota, a nova versão do curso Básico de Gestão e Apuração da Ética Pública. Participaram da turma piloto 26 alunos. O curso é desenvolvido pela Comissão de Ética Pública (CEP), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e tem como objetivo contribuir para a divulgação e promoção da ética nas entidades e órgãos que integram o Poder Executivo federal.
A Secretária-Executiva Adjunta da Comissão de Ética Pública, Ana Maria Guimarães, representando o Secretário-Executivo Wellington Gontijo do Amaral Júnior, ressaltou a importância da adaptação do curso ao novo formato, tendo em vista não só o novo cenário decorrente da Pandemia, mas também a observância aos princípios de economicidade e eficiência. “O curso foi muito bem adaptado, garantindo a interatividade necessária, e, sendo ofertado de maneira virtual, abre a possibilidade de atingir um público ainda maior.”
Ana Maria ainda destacou a atuação da Secretaria Executiva da CEP (SECEP) com olhar especial para as Comissões de Ética Setoriais (CES) tanto na oferta de capacitações quanto na recepção e análise das contribuições enviadas pelos membros das CES no trabalho de revisão do Código de Ética realizado pelo GT-Ética. “Agradecemos às participações e contribuições enviadas pelas Comissões Setoriais, tanto aquelas já recebidas pela SECEP, quanto as que foram trazidas no bojo do projeto Enquete, promovido pelo GT-Ética, cujas sugestões foram consideradas para a análise do Colegiado. Permanecemos a postos e à disposição para receber outras contribuições daqueles que desejem ainda enviar alguma questão, que poderá ser avaliada pelo Colegiado, assim como, a critério da CEP, poderá ser aberta uma etapa para nova manifestação das Comissões acerca do novo normativo.”
Trilha de Aprendizagem da Ética
O curso Básico de Gestão e Apuração da Ética Pública é o segundo na Trilha de Aprendizagem para membros das CES. Entre os tópicos abordados estão Educação para a Ética; Prevenção, Gestão e Avaliação da Ética; Processo de Apuração Ética; entre outros. Após a oferta da turma piloto, o curso passará por uma avaliação e adequação com base em possíveis melhorias identificadas pelos alunos e professores para, então, proceder à abertura das turmas regulares.
A trilha de aprendizagem inicia-se com o curso de Introdução à Gestão e Apuração da Ética Pública, na modalidade EaD, que pode ser feito a qualquer momento, inclusive antes do ingresso de um membro em uma comissão de ética. Caso passe a integrar a comissão de ética de uma instituição e ainda não tenha cursado esta primeira etapa, é recomendado que o curso seja acessado e concluído imediatamente. A capacitação encerra-se com o curso Avançado de Gestão e Apuração da Ética Pública, que está em fase de reformulação e ofertará, em outubro, sua turma piloto.