Notícias
SisÉtica
Ética nas redes sociais é tema abordado por conselheiro da CEP em evento da ANAC
O conselheiro da Comissão de Ética Pública (CEP) Bruno Espiñeira participou, nesta quarta-feira, 23 de outubro, do 4° Seminário de Ética, promovido pela Comissão de Ética da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na ocasião, tratou sobre o tema "Ética nas Redes Sociais", trazendo os desafios das interações virtuais enquanto cidadão que atua como servidor público.
Durante a apresentação, o membro do colegiado expôs a responsabilidade do servidor público com relação ao posicionamento nas redes sociais para que sua imagem e nem a confiança do público nas instituições sejam comprometidas. “A necessidade de cuidado com o tipo de exposição feita no ambiente virtual deve ser de todos, porém o servidor público tem uma responsabilidade redobrada, levando-se em consideração que a repercussão pode ser interpretada como manifestação oficial do órgão onde o cidadão atua e pode gerar uma situação extremamente danosa à imagem da Administração, a depender do tipo de postagem feita”, pontuou.
O Conselheiro destacou que, com o crescente avanço da abrangência do mundo virtual, as redes sociais são terreno fértil para disseminação da desinformação e, por conseguinte, o servidor tem que ter noção da dimensão que pode tomar o que posta, afinal, enquanto agente público, um dos deveres atribuídos é o combate a notícias falsas. “Assim, temos uma linha tênue entre a liberdade de expressão e a disseminação de informações enquanto servidor público.”
Importância da prevenção
Ao abordar as bases jurídicas de apoio à atuação das comissões de ética, disse que analisar denúncias e penalizar não é suficiente.“Mais que atuar na punição, é preciso que seja desenvolvida uma cultura ética dentro das instituições, diretamente relacionada com os padrões de ética exigidos do servidor público, da integridade, da moralidade, do decoro, da clareza de posições. Isso tudo é um círculo virtuoso que acaba por gerar confiança do público nas instituições”. Completou dizendo que, neste escopo, o trabalho das comissões de ética é de suma importância para divulgar campanhas educativas, promover eventos orientativos e acolher seu público para esclarecimento de dúvidas.
Em seguida, foram apresentados alguns precedentes envolvendo o tema e recomendações que envolvem responsabilidade, prudência, educação, capacitação, políticas institucionais, monitoramento e avaliação. Finalizou a palestra dizendo que “a ética nas redes sociais é um desafio contínuo que exige atenção e comprometimento de todos os envolvidos na Administração Pública. Ao compreender e aplicar os conceitos jurídicos e éticos, é possível promover um ambiente de respeito, integridade e confiança, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”.
O evento foi moderado pela presidente da Comissão de Ética da ANAC, Helena Umbelino, e teve a participação do diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira, que ressaltou a importância do tema tratado. “Os aprendizados obtidos neste Seminário certamente auxiliarão no processo de aconselhamento, conscientização e aprendizagem do nosso público”.
Ao fim das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com o palestrante.