Notícias
Conselheiro da CEP Bruno Espiñeira Lemos participa da 4ª Temporada CEI – Compliance, Ética & Integridade promovida pelo Banco do Brasil.
Publicado em
30/11/2023 16h53
Atualizado em
06/12/2023 16h04
Conselheiro da Comissão de Ética Pública (CEP), Bruno Espiñeira Lemos
Na última sexta-feira, dia 24 de novembro, o Conselheiro da Comissão de Ética Pública (CEP), Bruno Espiñeira Lemos, participou da 4ª Temporada CEI – Compliance, Ética & Integridade, do Banco do Brasil, realizada na sede do Banco em Brasília/DF. O evento teve como foco disseminar e fortalecer a cultura de Compliance, Ética e Integridade, evidenciando a relevância dos temas para a sustentabilidade dos negócios e alcance dos objetivos estratégicos, a fim de capacitar os colaboradores da instituição. O evento proporcionou um espaço de diálogo sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, abordando os princípios de integridade, conduta ética e respeito no ambiente de trabalho.
O Conselheiro Bruno Espiñeira abordou em sua palestra as tendências, desafios e necessidades que delineiam o panorama da gestão da ética pública, especialmente, para prevenção e combate aos tipos de assédio e discriminação, e para alcance da diversidade e equidade no Serviço Público, rumo à cultura ética no ambiente organizacional. Entre as tendências emergentes, ele destacou o papel das Comissões de Ética Setoriais no acolhimento às vítimas de assédios e na disseminação de boas práticas para gestão da ética em suas instituições. Também, ele ressaltou às iniciativas da CEP para fortalecimento do Sistema de Gestão da Ética Pública, como a publicação de materiais de orientação, a realização de campanhas, capacitações, eventos e oficinas abordando temas importantes como ética e diversidade e assédio sexual.
Em relação ao enfrentamento dos desafios, ele enfatizou a necessidade de atualização do arcabouço normativo à disposição das Comissões de Ética; a necessidade de maior interação e sinergia entre instâncias de integridade: Comissões de Ética, Corregedorias e Ouvidorias, no intuito de trazer maior efetividade ao enfrentamento dos assédios; e ainda, a devida celeridade e tempestividade no tratamento de denúncias e apurações relativas aos casos de assédio. Por fim, destacou que o compromisso com a ética pública transcende a mera elaboração de códigos de conduta, sendo imperativo cultivar uma mentalidade ética que impregne todas as esferas da administração pública.
O evento CEI– Compliance, Ética & Integridade acontece entre os dias 24 de novembro a 13 de dezembro de 2023, com a realização de lives, palestras presenciais e transmitidas ao vivo; notícias via AGN; envio de cards, emails -MKT e outras formas de abordagem, direcionadas a todos os funcionários do Banco, cerca de 80 mil, com temas da atualidade, como: Diversidade, Equidade e Inclusão; Prevenção ao Assédio; Ética na Inteligência Artificial; Segurança Cibernética e no Uso de Informações; Prevenção de desvios negociais; Combate à Corrupção; proporcionando uma reflexão conjunta sobre desafios éticos e os inúmeros benefícios provenientes da gestão da ética pública.