Emissão de Darf
É o serviço que possibilita a obtenção do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para o pagamento integral (valor total) ou parcial (apenas uma parte do valor) de débitos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa da União.
Desde 2023, o DARF também passou a ser utilizado para pagamento de débitos previdenciários.
É possível emitir Darf próprio ou de dívida de terceiros, bastando ter os dados do CPF/CNPJ e o número da inscrição.
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO
1. Acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Emitir Guia de Pagamento > Emitir DARF/DAS parcial ou integral.
2. Informar o CPF/CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
3. Em seguida, clicar em Emitir Darf/DAS integral ou Emitir Darf/DAS parcial.
Atenção! No caso de pagamento parcial, o contribuinte deverá informar o valor do Darf para pagamento, que não poderá ser inferior a R$ 10,00 (dez reais).
4. Pronto! Agora salve o documento ou imprima para realizar o pagamento em uma agência bancária, correspondente bancário (como Lotéricas e Banco Postal dos Correios) ou em algum canal de autoatendimento (como caixa eletrônico, aplicativo de celular e internet banking).
5. Também é possível realizar o pagamento on line no próprio site. Essa opção está disponível no REGULARIZE > Emitir Guia de Pagamento > DARF/DAS integral ou parcial > Pagamento on-line. A opção “Débito Banco do Brasil” permite a efetivação do pagamento por débito instantâneo em conta corrente do Banco do Brasil, sendo esta a única instituição financeira habilitada para o serviço. Já a opção “Cartão de crédito” aceita cartões de bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Amex de qualquer instituição financeira, mas é restrita a débitos de valor até R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Esse serviço está disponível das 0h às 22h, nos 7 dias da semana. Os pagamentos efetuados em dia não útil terão como data de efetivo pagamento o dia útil seguinte.
CANAIS DE PRESTAÇÃO
Serviço online: pela internet, por meio do REGULARIZE, na opção Emitir Guia de Pagamento.
É possível acessar o REGULARIZE, no período de 7h às 21h (horário de Brasília), de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados nacionais).
QUANTO TEMPO LEVA
Prazo imediato.