FAQ Infor
- Existe alguma maneira de instalar os aplicativos Mapas e/ou Cadastro em um computador que não tenha o Windows XP?
- Ao tentar gerar o arquivo XML surge a mensagem de erro "Erro ao tentar gerar o arquivo" ou outro erro referente ao arquivo "MIDAS", o que fazer?
- No download do arquivo está solicitando usuário e senha. O que está ocorrendo?
- Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Falta informar o CLF"
- Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: Falta informar o CNAE"
- Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "A soma das operações lançadas no Anexo XI-B não correspondem ao valor de compra e/ou venda para o produto X (onde x é o nome do produto controlado) a y% (onde y é a concentração do produto)"
- Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Informações do Anexo A não foram fornecidas para (Perdas, Entradas ou Saídas)"
- Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Não foi definido nenhum endereço como principal"
- Ocorreu um erro na instalação. Qual é o problema?
- Quando informo o código CNAE no programa, não aparece nada na descrição. O que fazer?
- Como proceder quando, ao tentar abrir o arquivo XML, aparece uma tela em branco ou uma mensagem do tipo "A página XML não pode ser exibida"?
- O conteúdo foi bloqueado porque não foi assinado por um certificado de segurança válido.
- Quais são os requisitos mínimos para instalação dos sistemas?
1. Existe alguma maneira de instalar os aplicativos Mapas e/ou Cadastro em um computador que não tenha o Windows XP?
Sim, é possível. Existe na internet uma solução para instalação dos aplicativos Mapas e Cadastro em uma máquina com Windows 7 (32 ou 64 bits). Trata-se de um recurso disponibilizado pela Microsoft em que cria-se uma Máquina Virtual com Modo XP em que foram realizados alguns testes e funcionaram perfeitamente. Salientamos que todos esses recursos estão disponibilizados no site da própria Microsoft e são de livre download e utilização.
Segue um roteiro de instalação e utilização para auxiliar as empresas que optarem por utilizar esse recurso. Nele você encontrará os links para download e o passo a passo de como proceder.
Roteiro de instalação para instalação em máquinas com Windows 7.
2. Ao tentar gerar o arquivo XML surge a mensagem de erro "Erro ao tentar gerar o arquivo" ou qualquer outro erro referente ao arquivo "MIDAS", o que fazer?
O arquivo Midas.DLL é instalado automaticamente na instalação dos programas Mapas e Cadastro, mas pode ocorrer que o mesmo se danifique por algum problema. Para corrigir esse problema, faça o download do arquivo Midas e siga este passo-a-passo para correção.
3. No download do arquivo está solicitando usuário e senha. O que está ocorrendo?
Quando você clica sobre o link para download, geralmente o Windows lhe pergunta se você deseja "Executar" ou "Salvar", caso você não tenha perfil de Administrador da sua máquina e clique em "Executar" o mesmo não irá instalar, para isso é necessário que se clique em "Salvar" e, após o download, você contacte o usuário com esse perfil para realizar a instalação.
4. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Falta informar o CLF"
Este erro ocorre porque o campo CLF não foi preenchido.
-
Vá para o menu Arquivo > Informações sobre a empresa.
-
Preencha o campo CLF.
-
Clique no botão Fechar.
5. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Falta informar o CNAE"
Este erro ocorre porque o campo CNAE não foi preenchido.
-
Vá para o menu Arquivo | Informações sobre a empresa
-
Preencha o campo CNAE.
-
Clique no botão Fechar.
6. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "A soma das operações lançadas no Anexo XI-B não correspondem ao valor de compra e/ou venda para o produto X (onde x é o nome do produto controlado) a y% (onde y é a concentração do produto)"
Este erro ocorre porque os lançamentos efetuados no Anexo XI-A para os campos compra e/ou venda não está em conformidade com a soma dos lançamentos efetuados no Anexo XI-B. Para corrigir este problema proceda da seguinte maneira:
-
Verifique se o valor lançado no(s) campo(s) Compra e/ou Venda estão batendo com o total de lançamentos informados no Anexo XI-B.
-
Verifique se os lançamentos no anexo XI-B estão registrando o mesmo valor de concentração para o produto. Muitas vezes o erro se encontra neste detalhe. O programa verifica não apenas o nome do produto, mas também o valor de concentração e caso não coincidam o programa tratará o produto X como sendo um outro produto.
-
Para facilitar a visualização de todos os lançamentos, clique no botão Visualizar em grade. Este botão está no lado esquerdo da tela ao lado dos botões de navegação.
-
Verifique se foram efetuados lançamentos repetidos. Muitas vezes o erro é devido um lançamento ter sido informado mais do que uma vez.
7. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Erro: Informações do Anexo A não foram fornecidas para (Perdas, Entradas ou Saídas)"
Sempre que forem prestadas informações sobre Entradas Diversas, Saídas Diversas ou Perdas, deverá também ser preenchido o campo Observações Anexo A.
8. Na validação do sistema ocorre o seguinte erro: "Não foi definido nenhum endereço como principal"
Não foi definido nenhum endereço como principal. Para ver a solução para esse problema clique aqui.
9. Ocorre um erro na instalação. Qual é o problema?
Existem algumas situações que devem ser avaliadas quando se vai instalar programas em um computador. Vejamos agora algumas delas e o que é necessário fazer para que se consiga instalá-los.
-
Quem está tentando instalar tem perfil de administrador do computador?
Somente usuários com perfil de administrador podem instalar programas em computadores. Isso é mais comum em computadores que trabalham em rede, como na maioria das empresas. Caso você não tenha certeza se tem esse perfil, contacte um técnico de informática.
-
O sistema operacional do computador é compatível com o sistema a ser instalado?
Em alguns casos o sistema operacional do computador (por exemplo, Windows 7) não é compatível com o programa a ser instalado. Isso ocorre muito com o Programa Cadastro pois o mesmo só é compatível com o Windows XP. Há um novo programa em desenvolvimento para adequação aos novos sistemas operacionais, mas ainda sem data prevista para lançamento.
-
Alguns sistemas antivírus bloqueiam a instalação de programas em computadores. O que fazer?
Desabilite temporariamente o seu programa antivírus e efetue a instalação. Logo após a instalação habilite novamente o antivírus.
10. Quando informo o código CNAE no programa, não aparece nada na descrição. O que fazer?
Seu programa está desatualizado. Baixe a atualização do código CNAE correspondente ao programa que você está utilizando, Mapas ou Cadastro, e instale em seu computador. Os dados já informados no programa não serão perdidos com essa atualização. Para baixar o arquivo de atualização CNAE clique aqui.
11. Como proceder quando, ao tentar abrir o arquivo XML, aparece uma tela em branco ou uma mensagem do tipo "A página XML não pode ser exibida"correu um erro: "A página XML não pode ser exibida"?
Há um problema no tipo de codificação de seu arquivo XML. Para ver a possível solução deste erro clique aqui.
12. O conteúdo foi bloqueado porque não foi assinado por um certificado de segurança válido.
O certificado de segurança do DPF não foi instalado. Faça o download do certificado e instale-o.
13. Quais são os requisitos mínimos para instalação dos sistemas?
Memória: 128 Mb
Espaço livre no HD: 100 Mb
Sistema Mapas e Cadastro: só estão autenticados para utilização na plataforma do Windows XP.