O chip do passaporte pode ser danificado se exposto a calor, umidade, radiação etc. Ele está localizado dentro do papel da contracapa do passaporte (a "capa" final), ocupando quase toda a sua área. Por isso, a contracapa não se deve ser grampeada nem dobrada. Cadernetas de vacina e outros documentos podem ser fixadas na página 32 (penúltima página) ou anteriores, caso seja necessário.
Cada passaporte tem seu chip testado pela Casa da Moeda antes do seu envio para o respectivo posto da Polícia Federal, sendo bastante raro que o chip seja danificado nesse transporte, dadas as condições da embalagem. Por isso, caso ocorra falha na leitura do chip por portais migratórios durante o primeiro uso do passaporte, não significa necessariamente que houve dano, sendo recomendado o procedimento a seguir:
●
Caso possua celular com tecnologia NFC, instale o aplicativo Read ID - NFC Passport Reader, disponível para Android e iOS, e siga as instruções do aplicativo para testar a integridade do chip do passaporte.
●
Caso não tenha como realizar o teste pelo aplicativo ou se o aplicativo indicar perda de integridade do chip, recomendamos que leve a caderneta ao posto de emissão de passaportes mais próximo, para que verifiquem a caderneta ou encaminhem a alguma unidade que possa fazer a verificação. Em caso de dúvida ou de comprovação de danificação ocorrida antes da entrega do passaporte, será emitida nova caderneta sem custos. No caso de danificação ocorrida após a entrega do passaporte ao titular, será necessário pagar pela emissão de nova caderneta.