Notícias
Operação PF
PF apura compra irregular de insumos médico-hospitalares à Santa Casa de Misericórdia/RJ
Campos dos Goytacazes/RJ. Na manhã desta quinta-feira, 10/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação Expulsão dos Batavos, com o objetivo de apurar irregularidades na contratação de uma empresa para fornecer insumos médico-hospitalares à Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
Na ação de hoje, policiais federais cumprem cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes, nas residências dos investigados e na própria Santa Casa de Misericórdia, nos municípios de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e Maricá/RJ.
De acordo com a investigação que teve início em agosto de 2024 por requisição do Ministério Público Federal, a contratação da empresa supera o valor de R$ 3 milhões. Além disso, os insumos médico-hospitalares foram adquiridos com valores superfaturados, e boa parte dos materiais comprados sequer chegou a ser entregue à Santa Casa de Misericórdia.
A Justiça também determinou o afastamento dos gestores da instituição, os quais estão proibidos de ingressar no hospital, bem como a quebra dos sigilos bancários e o sequestro de bens dos envolvidos. Os investigados poderão responder pelo crime de peculato, além de outros crimes que possam ser revelados no decorrer das investigações.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404