Notícias
Ação PF
PF aprofunda análises de amostras de ouro do território nacional no Serviço Geológico dos Estados Unidos
Brasília/DF. Entre os dias 15 e 19 de julho, a Polícia Federal esteve na sede do United States Geological Survey (USGS), em Denver, Colorado, EUA, com o objetivo de aprofundar as análises de amostras de ouro do território nacional relacionadas ao Programa Ouro Alvo.
A instituição é referência mundial em tecnologia e em equipamentos de rastreabilidade geoquímica, a qual disponibilizou sua estrutura, além de conhecimentos à Polícia Federal para auxílio em análises periciais.
Nos laboratórios da USGS, houve a perícia de mais de 4.000 pontos em centenas de amostras de ouro de diferentes localidades o Brasil, incluindo a Terra Indígena Yanomami, em Roraima; Amapá; Mato Grosso; Pará; Paraná; Pernambuco; Rondônia, dentre outros.
Trata-se de amostras coletadas durante operações e campanhas de amostragem desenvolvidas pelo Programa Ouro Alvo e do Serviço Geológico do Brasil. As análises servirão para confronto com os materiais questionados, a fim de auxiliar na identificação de origem do ouro apreendido pela Polícia Federal, traçar conexões entre diferentes apreensões e fortalecer a prova técnico científica contra diferentes organizações criminosas.
Trata-se de um trabalho em parceria entre a Polícia Federal, Homeland Security Investigations (HSI), United States Geological Survey (USGS), Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Universidade de Brasília (UnB).
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024.8142