Notícias
Operação PF
PF reprime extração ilegal de minérios na terra indígena Wassu-Cocal
Maceió/AL. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28/5), no município de São José da Lage/AL, a 2ª fase da Operação Paralelogramo, com o objetivo de identificar os reais destinatários de minerais extraídos ilegalmente de uma pedreira clandestina, situada no interior da Terra Indígena Wassu-Cocal, em Joaquim Gomes/AL.
Os policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal de União dos Palmares/AL, assim como a intimação dos responsáveis acerca de decisão judicial que também os proibiu de acessarem o local da pedreira.
Uma pessoa foi presa em flagrante durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão por posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com as investigações, uma empresa teria instalado uma pedreira clandestina dentro da terra indígena Wassu-Cocal, de onde estariam retirando ilegalmente pedras e comercializando o material em forma de paralelepípedos.
Os responsáveis poderão responder pelos crimes de executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida e constituir crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.
Comunicação Social da PF em AL
Contatos: (82) 3216-6723/6729 ou (82) 9327-7671
imprensa.al@pf.gov.br e cerimonial.al@pf.gov.br