Notícias
Nota à imprensa
PF comemora seu 80° aniversário
Brasília/DF. A Polícia Federal realizou ontem (03/04) cerimônia oficial em comemoração ao seu 80º aniversário, no seu Edifício-Sede em Brasília. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o Ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o Ministro Chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Messias; o Presidente da Casa da Moeda, Sérgio Perini Rodrigues e o Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A solenidade foi marcada pelo lançamento da Medalha Comemorativa dos 80 Anos da Polícia Federal, uma obra de arte que registra e eterniza a história da instituição. Na ocasião, foi realizada a descaracterização do par de cunhos originais da medalha, que assegura a limitação da tiragem, valorizando no mercado de colecionismo. A medalha está à venda no site do Clube da Medalha.
Em seguida, foi realizada a obliteração do selo comemorativo, lançado pelos Correios. O selo foi obliterado com o uso do carimbo comemorativo especialmente confeccionado para a ocasião.
Em sua fala, o Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enalteceu o compromisso da Polícia Federal com a preservação do estado democrático de direito, que tem sido evidenciado pela operação Lesa-Pátria e pela elucidação do caso Marielle Franco e Anderson Gomes, trazendo justiça e transparência para a sociedade brasileira.
Em seu discurso, o Diretor-Geral da PF, Andrei Rodrigues, destacou a trajetória de 80 anos da instituição, desde sua criação, em 1944, até os dias atuais. Citou algumas conquistas implementadas, como a reformulação dos cursos de formação, a modernização da governança e o compromisso com a transparência. Além disso, ressaltou a atenção aos servidores, com projetos de valorização e combate ao assédio.
Andrei enfatizou ainda o papel da PF no combate ao crime organizado, com base em responsabilidade, autonomia e qualidade da prova, reconheceu os desafios e responsabilidades perante a sociedade, e se comprometeu a continuar servindo com orgulho e dedicação.
Ao longo do dia, foi realizada uma exposição imersiva e interativa em frente ao edifício sede da PF, aberta ao público e aos servidores. A exposição contou com a participação de todas as diretorias do órgão, com exibição de equipamentos utilizados nas operações, além de itens históricos, fotos e informações sobre o trabalho realizado pela instituição ao longo dos anos.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142