Notícias
Ação PF
PF firma acordo com Neoenergia Brasília para implantação da 1° usina fotovoltaica da Corporação
Brasília/DF. Polícia Federal e Neoenergia Brasília assinaram, nesta quarta-feira, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de ações de eficiência energética. O objetivo é a troca da iluminação artificial e a instalação de geração solar fotovoltaica em um prédio da corporação, localizado no Setor Policial Sul, no Distrito Federal.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e têm como finalidade promover o uso racional de energia, a utilização de energia limpa e renovável, além de contribuir com a descarbonização e diminuir o valor das faturas de energia elétrica da instituição.
Com o ACT, está prevista a construção de uma usina solar de 500kWp, e a estimativa de geração anual é de 728,39 MWh/ano, o que representa 9% do consumo da unidade policial. Além da usina fotovoltaica, a Neoenergia Brasília vai substituir 4.262 lâmpadas internas por modelos com a tecnologia LED, que possuem maior luminosidade, duração e qualidade em relação às do prédio. A troca da iluminação trará uma economia de energia estimada em 98 MWh/ano e a retirada de demanda no período de pico de 10,6 kW. Ao todo, o projeto representa uma redução aproximada de R$ 536 mil aos cofres públicos por ano.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, celebrou a importância da parceria e frisou que este projeto é o primeiro da corporação. “Temos mais de 100 unidades da PF em todo país e nosso interesse é ampliar essa parceria”, disse.
A parceria receberá um investimento superior a R$ 1,6 milhão. “A inauguração dessa usina contribui não apenas com a questão da rentabilidade dos custos da Polícia Federal, mas inaugura, também, o uso de uma fonte renovável de energia limpa na instituição, o que reforça o nosso compromisso com as ações de descarbonização", afirmou a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que também esteve presente frisou a importância de ações como essa em prédios públicos. “Essa usina da PF junto com a do prédio da Aneel serão as maiores do DF. A iniciativa de prover energia elétrica renovável nos orgulha muito enquanto órgão regulador e fomentador das ações de eficiência energética”.
Também presente no evento, Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília, destacou a parceria com a Polícia Federal. “Continuamos mantendo nosso compromisso de entregar energia de qualidade a toda população do DF e de promover ações de eficiência energética, tanto para o poder público, quanto para todos os nossos clientes”.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
imprensa@pf.gov.br
(61) 2024-8142