Notícias
Operação PF
PF combate fraudes em licitações para transporte escolar
Campos dos Goytacazes/RJ. Na manhã de hoje, 9/11, a Polícia Federal, em ação conjunta com o GAECO/MPRJ, deflagrou a Operação Stop com o objetivo de reprimir uma associação criminosa formada por ao menos dois membros da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, um servidor público municipal e empresários locais do ramo de transporte escolar.
Na ação de hoje, policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão no referido município.
A associação criminosa em questão operava mediante a prática de fraudes em procedimentos licitatórios para beneficiar empresas contratadas pela Secretaria Estadual para fornecer transporte escolar.
A investigação revelou fraudes e conluio entre três empresas, beneficiárias dos recursos públicos destinados para tais contratos, os quais eram financiados com verba oriunda do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
O Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes determinou, ainda, a suspensão de todos os contratos firmados pela Secretaria Estadual de Educação com as três empresas em questão, além de impedir a transferência de eventuais contratos a serem celebrados com estas sociedades empresárias. Deverão permanecer na prestação do serviço as empresas anteriormente contratadas, até que nova licitação seja realizada.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404