Notícias
Operação PF
PF combate imigração ilegal para Estados Unidos
Ribeirão Preto/SP. A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 29/9, a operação Borderless, com a finalidade de investigar associação criminosa relacionada ao crime de Imigração Ilegal para o Estados Unidos.
Segundo investigações, um casal residente na cidade de Ribeirão Preto contratou os serviços de um “coyote” com a finalidade de fazer a travessia e ingresso irregular no Estados Unidos através do México. No momento da travessia, ocorrida no dia 12/3/2021, por via marítima entre Tijuana (México) com destino a San Diego na Califórnia (EUA), o barco naufragou, e os corpos não foram encontrados até o momento, de forma a presumir o óbito dos brasileiros.
A investigação permitiu identificar o “coyote” brasileiro contratado para operacionalizar a travessia, bem como outros investigados que atuam como interpostas pessoas (“laranjas”), para depositar recursos da associação criminosa em suas contas bancárias e promover a lavagem de dinheiro no Brasil.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. As ações ocorreram nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Pará.
As condutas de associação criminosa e promover migração Ilegal têm penas que podem atingir oito anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal em Ribeirão Preto/SP
Fone: (16) 3238-5200
E-mail: nad.rpo.sp@pf.gov.br