Notícias
Ação PF
PF prende sírio foragido da Operação Bahamut na Espanha
Rio de Janeiro/RJ. Na manhã desta quinta-feira, 20/7, a Polícia Federal prendeu, na Espanha, um cidadão sírio foragido da Operação Bahamut, deflagrada na quarta-feira (12/7).
O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado e teve seu nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol, após os policiais constatarem que o investigado havia se evadido para o Paraguai, via terrestre, logo após a deflagração da operação.
Após diligências e troca de informações de inteligência, via Cooperação Policial Internacional, a Polícia Federal constatou que o foragido havia embarcado, em Assunção, em um voo com destino a Madrid.
A partir disso, foram realizadas trocas de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional da Espanha, sendo possível a localização e cumprimento de mandado de prisão do investigado no aeroporto de Madrid-Barajas, na Espanha.
A localização e captura do foragido foi realizada graças à atuação conjunta das Adidâncias da PF, na Espanha e no Paraguai, e dos policiais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (INTERPOL/PF/RJ) e do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI/PF), sediados na Superintendência da PF no Rio de Janeiro.
O preso aguardará o processo de extradição para que possa ser responsabilizado no Brasil por crime contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa e lavagem de capitais.
Balanço:
Ao todo, entre bens e valores apreendidos/sequestrados, a constrição patrimonial da Operação Bahamut alcançou, até o momento, o equivalente a R$ 25 milhões. Nove pessoas já foram presas.
As fotos que ilustram esta nota foram feitas na deflagração da Operação Bahamut, no último (12/7).
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
scs.srrj@pf.gov.br | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404