Notícias
Ação PF
Polícia Federal faz ação contra garimpo ilegal
Macapá/AP. A Polícia Federal, com o apoio do Exército Brasileiro, Polícia Militar do Amapá (COE/BOPE), GAECO e IBAMA, deflagrou na manhã desta terça-feira (4/4), a Operação Águas de Prata, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, em garimpo conhecido como São Domingos, localizado no município de Pedra Branca do Amapari, no estado do Amapá.
A ação que contou com mais de 100 policiais e Forças Armadas, tem por objetivo combater a extração ilegal de ouro, desmatamento e contaminação do solo e água. A investigação identificou que a área não tem permissão para extração do minério.
A Justiça Federal autorizou a destruição do maquinário utilizado na extração ilegal. Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união e extração de minérios. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 10 anos de reclusão e pagamento de multa.
Resultado Operacional- Operação Águas de Prata
Nos dias 4 e 5 de abril a Polícia Federal no Amapá, com o apoio do Exército Brasileiro, GAECO-MP/AP e Polícia Militar do Amapá - COE/BOPE, cumpriu mandado de busca e apreensão, além de destruição de maquinário utilizado para extração ilegal de ouro, no garimpo denominado São Domingos é um outro garimpo nas proximidades, localizados no município de Pedra Branca do Amapari.
Durante a deflagração foram destruídos, por policiais explosivistas, quatro escavadeiras hidráulicas, com o valor aproximado de 500 mil reais cada, além de cinco motores bomba.
Durante as buscas na sede da cooperativa de São Domingos foram apreendidos mídias, documentos e celulares de algumas lideranças.
Para chegar ao garimpo as forças que participaram da ação utilizaram de acesso via terrestre, fluvial e aéreo.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
(96) 3213-7500