Notícias
Operação PF
Polícia Federal cumpre mandados em desfavor de membro de facção criminosa
Uberaba/MG - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 14/7, a Operação Ludibrio. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 2ª Vara Cível e Criminal da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Uberlândia/MG, contra um membro do Primeiro Comando da Capital – PCC.
O alvo dos mandados obteve o Certificado de Registro como Caçador e Atirador Esportivo - CAC, o que possibilitou receber autorização para aquisição de 7 armas de fogo destinadas a caçadores, atiradores e colecionadores, todas registradas via SIGMA.
O investigado teria se registrado como CAC, no Exército Brasileiro, utilizando uma certidão negativa obtida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG (órgão de 2ª instância) e uma declaração de idoneidade ideologicamente falsa.
Na justiça de 1ª instância, o alvo responde como réu ou investigado em 16 processos ou inquéritos policiais, contrariando o art. 3º, §2º, inciso III do Dec. nº 9.846/2019, que Regulamenta a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para dispor sobre o registro, o cadastro e a aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores.
Destes 16 processos, 5 são indiciamentos pela polícia civil, sendo 1 por fraude processual, 1 por homicídio qualificado, 1 por roubo, 1 por tráfico ilegal de drogas e 1 por porte ilegal de arma de fogo.
Foram apreendidas as 7 armas, sendo uma CARABINA calibre .22LR, um FUZIL calibre 5.56, uma PISTOLA calibre .22 LR, uma PISTOLA calibre .9MM PARABELUM, uma ESPINGARGA calibre .12GA, um REVÓLVER calibre .357 MAGNUM e uma CARABINA calibre .9MM.
Também foi apreendido um veículo de luxo, que estava na posse do alvo investigado e registrado em nome de laranja, o qual não tem capacidade financeira para aquisição deste bem.
O suspeito poderá ser indiciado pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso, cujas pelas podem variar entre 2 a 8 anos de reclusão.
Comunicação Social da Polícia Federal em Uberaba
gab.ura.mg@pf.gov.br www.pf.gov.br
(34) 99919-5897