Notícias
Ação PF
PF prende 2 pessoas, apreende drogas e arma de fogo
Guarulhos/SP. A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, apreendeu, em ação conjunta com a Receita Federal, entre a terça-feira (19/7) e esta quinta (21/7), mais de 170 Kg de drogas e um revólver calibre 38.
Servidores da Receita Federal, ao fiscalizarem uma carga proveniente de Minas Gerais, na terça-feira (19), composta por obras de arte (estátuas), após a sinalização dos cães de faro, perfuraram uma das estátuas e encontraram substância em pó. Após testes, constatou-se que se tratava de cocaína.
As estátuas, 3 destinadas a Douala, na República dos Camarões, e 1 que iria para Mong Kok Kowloon, em Hong Kong, foram quebradas e, de seu interior, retirados 163 tijolos com a substância suspeita compactada. O material foi apresentado à PF onde ficou confirmada a suspeita e instaurado inquérito policial com o objetivo de se chegar aos responsáveis pela carga ilícita.
Em outra ação, um passageiro que realizou o check-in e despachou uma mala contendo um revólver calibre 38 para voo com destino a Orlando, nos Estados Unidos. O homem, brasileiro, que estava acompanhado da mulher e filhos, disse em seu depoimento que a arma pertencia ao seu falecido pai e que ele não lembrava de tê-la guardado em uma das malas. Foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos.
Ainda, uma passageira nacional da África do Sul, solicitante de refúgio, foi detida por servidores da Receita Federal ao desembarcar de voo proveniente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em razão de 6 Kg de substância semelhante a metanfetamina terem sido encontrados ocultos nas estruturas de sua mala de viagem. A mulher foi apresentada à PF e presa após os exames periciais confirmarem as suspeitas.
Por fim, policiais federais abordaram uma brasileira que embarcaria para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Após entrevista, fiscalizaram sua bagagem, composta por uma mala e bolsa, e não foi identificado nada em um primeiro momento. Mais tarde, a passageira se apresentou ao controle migratório com uma bolsa diferente da que portava ao realizar o check-in. A bolsa foi revistada, e os policiais encontraram fundos falsos contendo mais de 4 Kg de cocaína. A suspeita foi presa. O destino final da viagem da passageira era a cidade de Tbilisi, na Geórgia.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
cs.srsp@pf.gov.br