Notícias
Ação PF
PF combate fraude em auxílio emergencial
Belo Horizonte/MG - A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (14/6), no município de Ouro Preto/MG, um mandado de busca e apreensão, expedido pelo juízo da Justiça Federal em Divinópolis/MG, em continuação à ação de combate às fraudes do Auxílio Emergencial.
Após investigações, foi possível identificar que um homem, residente em Ouro Preto/MG, seria beneficiário de valores fraudados. Ao menos 18 benefícios foram recebidos por meio de boletos bancários, o que causou mais R$ 10 mil de prejuízo somente no primeiro semestre de 2020.
É possível que este valor esteja subdimensionado em relação ao total de fraudes perpetradas pelo investigado, pois os dados em questão não abarcam auxílios concedidos no segundo semestre de 2020 e nos anos de 2021 e 2022, o que será objeto de análise posterior.
As medidas são parte de uma Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial - EIAFAE, da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal – MPF, o Ministério da Cidadania - MCid, a CAIXA, a Receita Federal - RF, a Controladoria-Geral da União - CGU e o Tribunal de Contas da União - TCU, no sentido de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.
A Polícia Federal continuará a adotar outras ações policiais visando a coibir e apurar este tipo de fraude no Estado. Importante destacar que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da Polícia Federal e das demais instituições integrantes da EIAFAE.
Portanto, orienta-se àqueles que requereram e receberam as parcelas não preenchendo os requisitos do art. 2º da Lei nº 13.982/2020 que realizem a devolução dos valores, sob pena de estarem passíveis de ter sua ação objeto de investigação criminal.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
cs.srmg@pf.gov.br | www.pf.gov.br
(31) 3330-5270