Notícias
Operação PF
PF deflagra 2ª fase da Operação Poeira Vermelha
Belo Horizonte/MG – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (3/12) a Operação Poeira Vermelha – fase Caeté, para combater a extração irregular (sem autorização dos órgãos ambientais competentes) e a usurpação de recursos minerais.
Foram cumpridos cinco mandados judiciais de busca e apreensão, nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sete Lagoas, e apreendidos documentos, quatro pás carregadeiras e dois caminhões caçamba. Os materiais apreendidos irão permanecer à disposição da Justiça Federal para eventual leilão.
No ano de 2019, a Polícia Federal deu início à Operação Poeira Vermelha, para reprimir a prática dos crimes de extração ilegal e de usurpação de recursos minerais. Na primeira fase da operação, realizada em outubro deste ano, foram apreendidos dois caminhões. Também foram identificadas e indiciadas cinco pessoas envolvidas na prática delituosa.
A deflagração de hoje teve por objetivo obter provas sobre o beneficiamento do minério de ferro irregularmente extraído, identificar terceiros compradores e apreender os equipamentos de escavação que estivessem na posse dos investigados.
Até o momento, foram instaurados seis inquéritos policiais que resultaram no indiciamento de vinte pessoas e cinco empresas pela prática dos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro, bem como apreendidos nove caminhões, duas retroescavadeiras, uma escavadeira de esteira e quatro pás carregadeiras utilizados nas práticas criminosas.
Se condenados, os envolvidos poderão ser apenados com até 16 anos de prisão e multa.
Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3330-5270 (atendimento exclusivo à imprensa)
E-mail: cs.srmg@dpf.gov.br